A operadora norte-americana AT&T celebrou um acordo estratégico com a constelação de satélites de baixa órbita (LEO) OneWeb e utilizará capacidade da empresa para ofertas de Internet em localidades remotas.
A opção vai complementar os serviços prestados pela rede de acesso da AT&T e terá foco no segmento corporativo e governamental. A operadora soma 2,5 milhões de acessos de clientes empresariais atendidas com fibra óptica nos EUA e enxerga um mercado endereçável de 9 milhões.
"Entretanto, ainda existem áreas remotas que as redes existentes não podem alcançar com a banda larga de alta velocidade e baixa latência essencial para as operações de negócios", notou a empresa, em comunicado no qual confirmou a parceria com a OneWeb. A capacidade também deve atender estações da operadora em localidades remotas.
A expectativa é que clientes da AT&T em estados do norte dos EUA e no Alasca possam contar com os serviços ainda neste ano. A OneWeb já lançou 288 satélites de baixa órbita e espera atingir cobertura global com uma frota total de 648 satélites até o final de 2022.