As operadoras móveis brasileiras precisarão manter um volume alto de investimentos nos próximos quatro anos, para darem conta do crescimento de tráfego em suas redes, constata uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira 9, pela Nokia Siemens. O levantamento aponta que, até 2015, os aportes devem aumentar 250%, enquanto o backbone para redes móveis crescerá 11 vezes sobre o tamanho atual.
O interesse das operadoras em ampliar o tamanho de suas redes está ligado à demanda crescente por conexões a expansão da base de assinantes, que aumentará 140% no período.
A empresa também estima que o Brasil terá 39 milhões de usuários de telefonia móvel de terceira geração (3G) até o final deste ano. Hoje, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o País tem 22,77 milhões de acessos utilizando esta tecnologia.Até 2015 a previsão da Nokia Siemens é que o mercado tenha 95 milhões de acessos.
O estudo também revelou que para que as operadoras atendam à demanda crescente pelos serviços de telecom é necessário um espectro quase quatro vezes maior do que o atual. Já o tráfego nas redes crescerá em média 80% a 90% ao ano até 2015.