Acer e ViewSonic pagarão royalties à Microsoft por terminais Android

A Microsoft conseguiu mais uma vitória contra o Google na guerra entre sistemas operacionais móveis: os fabricantes Acer e ViewSonic concordaram em pagar-lhe royalties por cada aparelho que produzirem com Android. Embora esse sistema operacional móvel desenvolvido pelo Google seja conceitualmente aberto e gratuito, a Microsoft argumenta que ele infringe algumas de suas patentes. Em vez de processar diretamente o Google, a desenvolvedora do Windows tem preferido negociar diretamente com os fabricantes. Além da Acer e da ViewSonic, conseguiu acordo similar com a HTC, meses atrás. E há rumores de que estaria negociando com a Samsung com a mesma finalidade. Não é sabido exatamente quanto cada um está pagando à Microsoft por terminal com Android, mas estima-se que seja algo próximo a US$ 10. As informações são do site Rethink Wireless.

Notícias relacionadas
Análise

O movimento da Microsoft de pedir royalties pelo uso do Android não visa apenas gerar uma receita extra para seus cofres. Na verdade, faz parte de uma estratégia maior, cujo objetivo é tirar do sistema operacional móvel do Google uma de suas principais vantagens: a gratuidade. Assim, fortalece o Windows Phone como opção de OS no mercado.

À exceção da HTC, que é parceira de longa data da Microsoft, as vitórias da empresa nessa guerra foram contra players relativamente pequenos no mundo dos dispositivos móveis. O que deve estabelecer definitivamente um paradigma daqui em diante será o resultado das negociações com a Samsung. Como a fabricante sul-coreana é uma parceira no Windows Phone, é provável que cheguem a um acordo de pagamento de royalties com desconto. O mesmo não deve acontecer com a Motorola Mobility, ainda mais depois de ter sido comprada pelo Google. Neste caso, o mais provável é que a disputa seja decidida nos tribunais.

Enquanto isso, é aguardado o momento em que o Google entrará nessa briga de patentes da indústria móvel abrindo ações judiciais resguardadas pelas patentes da Motorola, o que talvez freie o apetite da Microsoft.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!