Oberthur entrega esta semana amostras do SIM245

A indústria de simcard deu o pontapé inicial na operação assistida planejada pelo Denatran para testar os dispositivos antifurto que se tornarão item de fábrica obrigatório em todos os carros fabricados no Brasil. A Oberthur entregará esta semana 600 unidades de um simcard especial para esse fim, apelidado de SIM245, em alusão ao número da resolução do Contran sobre o tema. Esses simcards serão testados por Magneti Marelli, PST, Continental e Kostal, todas empresas do setor automobilístico que pretendem produzir dispositivos antifurto para as montadoras nacionais. Continental e Kostal também testarão simcards da Gemalto. O diretor técnico da Oberthur, Alex Zério, acredita que em meados de outubro os primeiros carros com dispositivos antifurto embarcados para fins de testes começarão a rodar.
Enquanto isso, é esperado que o Denatran publique em breve um edital para contratar uma consultoria para lhe ajudar na elaboração do edital de compra de um servidor OTA (over the air). Esse servidor terá a função de atualizar remotamente os simcards embutidos nos carros.
Além de fomentar o mercado de rastreamento de veículos, a instalação obrigatória de dispositivos antifurto deve fomentar o surgimento de novos serviços de valor adicionado (SVAs) para carros. Dentre eles, os especialistas citam: seguros automotivos que levem em conta o perfil de uso do motorista, com informações enviadas via rede celular; pedágio que cobra apenas pelo trecho percorrido pelo carro; integração entre navegação e informações de condições de trânsito etc.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!