Mercado de PMEs será atendido por lojas de aplicativos

As pequenas e médias empresas (PMEs) também terão vez (e voz) nas tão propaladas lojas de aplicativos (application stores). Pelo menos foi o que garantiu Julio Ramos, gerente sênior de soluções de mobilidade da Microsoft durante o 2o Fórum Mobile Plus, organizado pelas revistas TELETIME e TI Inside e que acontece esta semana em São Paulo. Ele adiantou que a Microsoft lança em outubro próximo o Windows Phone, sistema operacional da Microsoft desenvolvido para dispositivos móveis, em lugar do Windows Mobile Atual. O novo sistema operacional da empresa de Bill Gates virá com o conceito de cloud-backup e uma nova loja de aplicativos, batizada de Market Place. "Nessa loja, haverá uma série de aplicativos específicos para pequenas empresas". Soluções de rastreamento, automação de força de vendas, backup e outros estão entre os sistemas que beneficiarão os pequenos empreendedores, diz Ramos.
Renato Ciuchini, diretor do segmento Top Client da TIM, acredita nas application stores, porém unicamente no varejo e nas pequenas empresas. "Nas médias e grandes companhias, prevalece a especificidade de cada negócio, com um alto nível de customização dos aplicativos", diz. Para ele, mesmo no âmbito dos aplicativos de massa, com forte apelo popular, "as operadoras ainda não aprenderam como estruturar e ganhar dinheiro com essas app stores". Para o consultor de parcerias e novos negócios da Vivo, Fernando Pansan, daqui a um ano deve haver alguma movimentação de operadoras ingressando no negócio das lojas de aplicativos. "Tudo vai depender da forma como serão alinhavadas as alianças e parcerias com desenvolvedores e fabricantes de handsets", diz. No entanto, ele acredita que essas app stores, a exemplo do que se vê hoje, serão focadas mais no mercado de massa e em algumas aplicações pontuais para pequenas empresas. O executivo da Microsoft, Julio Ramos, crê que para ter sucesso, independentemente do setor atendido, as lojas de aplicativos terão de vender soluções ricas, com alto valor percebido para o cliente. Ciuchini, da TIM, concorda. "O mercado que vai alavancar a receita dos serviços de valor adicionado no futuro próximo é o das app stores", profetiza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!