Application stores impulsionam mercados de aplicativos

Representantes de diversas áreas de negócio de mobilidade, desde desenvolvedores a fabricantes de handsets e agências digitais, discutiram as perspectivas de aplicações diante da realidade das application stores durante o 2o Fórum Mobile Plus, evento organizado pelas revistas TELETIME e TI Inside e que acontece esta semana em São Paulo.
Rafael Siqueira, diretor de tecnologia e co-fundador da LBS Local, empresa que desenvolve aplicativos de localização geográfica e mapas, como o Apontador, destaca o crescimento do mercado para desenvolvedores segmentados e de como buscadores genéricos, como o Google, perdem e perderão cada vez mais espaço no universo móvel. "No celular, o usuário não acessa um buscador genérico, como faz no computador, mas um serviço de localização com alto nível de customização e especificidade", diz.
Gustavo Ziller, sócio-fundador da Aorta Entretenimento, empresa especializada em aplicativos e comunicação por conteúdo em novas mídias, se valeu de alguns números para falar do crescimento do mercado de rádios na Internet e as grandes oportunidades para anunciantes nessa mídia. "Hoje, há mais de 3 mil rádios na Internet no Brasil. Só a Oi FM registrou 30 mil downloads até agora do aplicativo para a sua rádio e outros grandes grupos de comunicação, como a Jovem Pan, estão se lançando no mundo móvel", diz.

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Marcelo Castelo, sócio-diretor de negócios mobile da F.Biz, exaltou as vantagens do marketing no mundo móvel corporativo. Seja no menu do aplicattion store, onde a exposição da marca no ícone é gratuita, ou na alta penetração da telefonia móvel. "A empresa pode entregar conteúdos proprietários em um mercado de alta capilaridade e de forma offline, sem custo para o usuário final". Ele citou como exemplo o Bradesco Seguro Auto, que informa as oficinas referenciadas, estacionamentos conveniados e vantagens dos segurados, geralmente disponíveis somente em papel, nos telefones móveis dos clientes. A área de games corporativos também foi lembrada por Castelo. "Trata-se de um setor bastante interessante, acessível offline, que gera uma experiência lúdica com o usuário final do cliente e que encanta homens e mulheres de todas as idades". Ele citou um estudo que revela que 51% do universo de pessoas que acessam games no mundo são do sexo feminino, sendo 62% do publico total com mais de 35 anos. "Outro dado interessante é que mais de 70% dos entrevistados afirmou já ter baixado um aplicativo de marca".
Angel Aldana, gerente sênior de Alianças para a América Latina da Research In Motion (RIM), revela que há espaço para as pequenas empresas na loja de aplicativos da fabricante dos smartphones Blackberry. "As soluções são divididas nas subcategorias de ferramentas de negócios, coleta de dados, serviços de vendas, entre outros", diz.

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