Uruguai leva laptops conectados para crianças de escolas públicas

Mais de 100 mil crianças matriculadas no primário em escolas públicas do Uruguai receberam nos últimos seis meses laptops para ajudarem nos estudos. São laptops simples, com custo de aproximadamente US$ 180, que usam Linux como sistema operacional e que não têm HD interno –o estudante armazena os arquivos em um servidor de seu colégio.

Quem fornece os laptops é o governo, mas quem garante a conexão à internet é a Antel, operadora estatal de telefonia fixa e móvel do Uruguai. Nas cidades grandes, o acesso nas escolas é via ADSL. No interior, é usada a rede 3G e Edge da operadora. A distribuição do acesso aos laptops é feito via hotspots Wi-Fi dentro das escolas. No ano que vem, o número de crianças com laptops fornecidos pelo governo alcançará 500 mil.

"Não há nenhum outro projeto desse tipo com essa magnitude na América Latina", afirma o diretor técnico da Antel, Humberto Roca. O governo uruguaio estuda a possibilidade de levar laptops também para estudantes de séries acima do primário em um futuro próximo.

Notícias relacionadas
Roca participou nesta terça-feira, 9, do seminário AmericasCom, realizado no Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!