A Vivo fechou uma parceria com as empresas especializadas Inventti e Oobj para se adequar às novas regras para emissão de notas fiscais de serviços de comunicações e telecomunicações, a Nota Fiscal Fatura de Serviço de Comunicação Eletrônica (NFCom).
A NFCom se tornará obrigatória a partir de 1º de abril de 2025 para todas as empresas contribuintes de ICMS voltadas para telefonia, TV a cabo, TV aberta, Internet e rádio. O objetivo principal da medida é proporcionar visibilidade em tempo real às autoridades tributárias, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes.
"Uma mudança como essa [a chegada da NFCom], apesar de ser um grande desafio, pode também ser uma excelente oportunidade para melhorar processos internos, muitas vezes descentralizados e ainda não automatizados", defende o fundador da Inventti, Tibério Valcanaia.
O executivo acredita que o momento pode ser utilizado para investir em otimizar diferentes sistemas de billing, agilizando processos contábeis, aproveitando-se da captura dos dados em tempo real e até mesmo resultando em ganhos futuros, com redução de custos e maior transparência nas emissões fiscais e tributárias.
"Antecipar-se à obrigatoriedade da NFCom é essencial para evitar interrupções operacionais, pois ela afeta diretamente o dia a dia das empresas", completa o CEO e cofundador da Oobj, Hugo Ramos. A empresa de inteligência fiscal reporta mais de 25 mil clientes e oferta de soluções para emissão, recebimento, armazenamento e inteligência para todos os documentos fiscais eletrônicos, incluindo a NFCom.
"Identificar e corrigir gaps operacionais com antecedência previne problemas futuros. A adaptação envolve a gestão de grandes volumes de emissões e comunicação, exigindo preparação detalhada, incluindo saneamento cadastral e ajustes em sistemas de billing e ERP", finalizou Ramos.