Vivo fecha parceria com Inventti e Oobj para emissão da NFCom

Loja da operadora Vivo. Foto: Divulgação

A Vivo fechou uma parceria com as empresas especializadas Inventti e Oobj para se adequar às novas regras para emissão de notas fiscais de serviços de comunicações e telecomunicações, a Nota Fiscal Fatura de Serviço de Comunicação Eletrônica (NFCom).

A NFCom se tornará obrigatória a partir de 1º de abril de 2025 para todas as empresas contribuintes de ICMS voltadas para telefonia, TV a cabo, TV aberta, Internet e rádio. O objetivo principal da medida é proporcionar visibilidade em tempo real às autoridades tributárias, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes.

"Essas parcerias estratégicas nos permitem atender à nova exigência fiscal com a robustez necessária que o tema exige. Contamos com a experiência que a Inventti e a Oobj já possuem nesse mercado e os aspectos relacionados à alta disponibilidade e escalabilidade, em função do alto volume de notas que precisarão ser emitidas num curto período de tempo", apontou a diretora de Tecnologia Financeira e Corporativa da Vivo, Patricia Razzolini Orn, em comunicado.
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No caso da Inventti, a empresa se considera pioneira na implantação dos documentos fiscais eletrônicos, reportando ser responsável por aproximadamente 10% das notas emitidas no País. Ela é especializada em soluções de automação e gestão de processos tributários e contábeis, tendo plataforma com mais de 30 mil clientes de diversos setores e marca de 1 bilhão de documentos fiscais transacionados por ano.

"Uma mudança como essa [a chegada da NFCom], apesar de ser um grande desafio, pode também ser uma excelente oportunidade para melhorar processos internos, muitas vezes descentralizados e ainda não automatizados", defende o fundador da Inventti, Tibério Valcanaia. 

O executivo acredita que o momento pode ser utilizado para investir em otimizar diferentes sistemas de billing, agilizando processos contábeis, aproveitando-se da captura dos dados em tempo real e até mesmo resultando em ganhos futuros, com redução de custos e maior transparência nas emissões fiscais e tributárias. 

"Antecipar-se à obrigatoriedade da NFCom é essencial para evitar interrupções operacionais, pois ela afeta diretamente o dia a dia das empresas", completa o CEO e cofundador da Oobj, Hugo Ramos. A empresa de inteligência fiscal reporta mais de 25 mil clientes e oferta de soluções para emissão, recebimento, armazenamento e inteligência para todos os documentos fiscais eletrônicos, incluindo a NFCom. 

"Identificar e corrigir gaps operacionais com antecedência previne problemas futuros. A adaptação envolve a gestão de grandes volumes de emissões e comunicação, exigindo preparação detalhada, incluindo saneamento cadastral e ajustes em sistemas de billing e ERP", finalizou Ramos. 

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