A Entidade Administradora de Faixa (EAF) recebeu do Ibama as licenças ambientais necessárias para o início da implantação da Infovia 04, que interliga Vila de Moura (AM) e Boa Vista (RR).
Com isso, a responsável pela construção vai iniciar o lançamento dos cabos subaquáticos no leito do Rio Branco na próxima quarta-feira, 14 de agosto.
O projeto faz parte do programa Norte Conectado e deve beneficiar cerca de 460 mil pessoas em quatro localidades – três em Roraima e uma no Amazonas. De acordo com a EAF, a Infovia 04 é composta por um total de 647 quilômetros, sendo 515 km de cabo subaquático.
A infovia vai conectar as localidades de Vila de Moura (AM), Santa Maria do Boiaçu (RR), Caracaraí (RR) e Boa Vista (RR). A expectativa é de que a instalação dos cabos subaquáticos seja concluída em cerca de 10 dias. Já na etapa seguinte, a operação fará a implementação dos 132 km de cabo terrestre instalado nas margens da BR-174.
13x mais velocidade
Segundo a EAF (que é responsável por executar parte dos compromissos do leilão do 5G), a velocidade de conexão em Boa Vista (RR) poderá ser até 13 vezes mais rápida quando a nova infraestrutura entrar em operação.
De acordo com o CEO da entidade, Leandro Guerra, a previsão é de que a velocidade da rede na capital de Roraima evolua de 300 Gbps para mais de 4 Tbps. Segundo ele, esse é um dos maiores projetos de conectividade do mundo com desenvolvimento sustentável.
"Ao final da implantação, a infraestrutura será transferida para a União, a quem caberá a gestão, que compreende operação e manutenção e trará uma mudança significativa na qualidade de vida das populações de Roraima, proporcionando desenvolvimento econômico e social por meio de uma conexão de dados de alta qualidade que vai melhorar o acesso a serviços de telecomunicações, educação, saúde, segurança e outros setores essenciais", afirmou Guerra.
Norte Conectado
A Infovia 04 teve trabalhos iniciados ainda no segundo semestre de 2022. A equipe de operações da EAF liderou expedições para mapear o leito dos rios onde serão instalados os cabos de fibra óptica, utilizando sonares para determinar o traçado e a localização exata.
A entidade também é responsável por construir seis das oito infovias planejadas, e já concluiu o lançamento da Infovia 03, que conecta localidades entre Belém (PA) e Macapá (AP). O projeto prevê mais de 9 mil quilômetros de cabos subaquáticos, com um investimento de aproximadamente R$ 1,34 bilhão, financiado pelo Leilão do 5G.
Além disso, a entidade obteve o licenciamento para a instalação da Infovia 02, que ligará 13 localidades ao longo do Rio Solimões. Segundo a EAF, o lançamento dos 1.200 quilômetros de cabo subaquático está aguardando o período de aumento da vazão dos rios, podendo beneficiar cerca de 370 mil habitantes da região Norte quando concluído.