Justiça Federal mantém cautelar que suspende ORPA de roaming da TIM

Foto: Pixabay

A Justiça Federal decidiu manter a cautelar que suspende da oferta de referência de produto de atacado (ORPA) de roaming da TIM. Na decisão da segunda-feira, 8, e obtida por TELETIME, o juiz Francisco Alexandre Ribeiro diz que a Anatel teria omitido a participação e a defesa das operadoras no Acórdão 213/2022 e no Ato nº 8.822/2022, que determinou o preço mínimo das ORPAs das três teles (junto com Claro e Vivo) como remédio para a aquisição da Oi Móvel. 

Segundo a avaliação de Ribeiro, teria havido arbitrariedade por parte do regulador ao não permitir às teles, que poderiam ter impacto negativo no faturamento, a possibilidade de apresentar argumentos contra o ato. "Nenhuma das alegações apresentadas pela Anatel em sua manifestação preliminar tem o condão de justificar o injustificável: o vilipêndio das garantias constitucionais do contraditório e da ampla defesa", exclama o magistrado na decisão.

"A arbitrariedade não só é perceptível pela simples leitura dos termos do acórdão e do ato administrativos ora impugnados, no bojo dos quais não se vê a mais tênue menção à participação processual da requerente TIM ou das outras telefônicas interessadas, como ela é absolutamente confessa e está retratada na manifestação prévia apresentada pela Anatel a este juízo", destacou Ribeiro na decisão. A cautelar fica então valendo até que o pedido de reconsideração da TIM seja "definitivamente apreciado".

Notícias relacionadas

Desta forma, fica retificada a decisão da cautelar suspendendo a oferta – pelo menos no caso da TIM. Para Claro e Vivo, a liminar obtida na Justiça Federal que também tinha tido o efeito de suspensão havia perdido o objeto após o pedido de reconsideração, feito no âmbito administrativo da própria Anatel, ter sido negado na última reunião do Conselho Diretor da agência na semana passada

Argumentos

A operadora diz que os efeitos da ORPA, embora impugnados na Anatel, já estariam "produzindo seus efeitos contra a TIM". A companhia diz que, não fosse o efeito suspensivo pelo menos até o dia 15 próximo, haveria "prejuízos irreversíveis" antes mesmo da análise na agência. Representante da tele participou, por meio de manifestação oral, da última reunião do Conselho Diretor – a empresa diz que teria sido a primeira oportunidade garantida pelo regulador.

Para o juiz, como a TIM não conseguiu suspender a oferta com a própria agência reguladora, haveria "perigo da demora, uma vez que a reapresentação das ORPAs em questão vinculará doravante os preços que a TIM irá praticar no mercado de telefonia, o que somente deve se dar, efetivamente, quando seu pedido de reconsideração estiver definitivamente julgado pela Anatel".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!