Baigorri: acordo Winity/Vivo terá análise criteriosa

Carlos Manuel Baigorri. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Para o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, a operação anunciada esta semana de um acordo de uso da rede da Winity pela Vivo não traz especificamente nenhuma preocupação imediata, porque é um processo que depende da anuência prévia da agência e do Cade e, até receber o sinal verde, nada pode acontecer. Mas ele reconhece que é uma operação com complexidades inéditas para a agência, e que se insere em um contexto mais amplo de concentração de mercado.

Notícias relacionadas

"Numa primeira leitura, porque ainda não nos aprofundamos nos detalhes, trata-se de um acordo de compartilhamento de rede e roaming com inovações importantes, como o aluguel de espectro. É algo que teremos que avaliar com cuidado e é cedo para dizer se há irregularidades ou se está tudo em conformidade. Mas no contexto de concentração atual, a Anatel terá que ser muito criteriosa", reconhece o presidente em entrevista a este noticiário, em referência ao fato de que o órgão regulador acabou de aprovar uma grande operação de concentração do mercado com a venda da Oi Móvel. Lembrando que a agência tampouco tem, ainda, elementos para avaliar como será o desempenho das operadoras regionais no cenário competitivo do 5G. Outras fontes da agência também manifestaram preocupações a TELETIME.

Fontes que acompanham o processo acreditam que a operação estaria bem enquadrada dentro das regras do edital, que de fato limitava a participação das operadoras detentoras da faixa de 700 MHz no lote em que a Winity saiu vencedora, mas não proibia o aluguel a nenhum postulante após o leilão. Lembram que a Winity chegou a fazer questionamentos sobre as possibilidades de compartilhamento da rede durante a fase de perguntas e resposta da Anatel e, com isso, provavelmente o acordo está bem calçado do ponto de vista jurídico. Mas para além do edital, a regulamentação da Anatel e a responsabilidade da agência com o equilíbrio concorrencial do mercado é o ponto que deve ser ponderado na análise deste caso. 

Em relação a prazos, Baigorri não faz nenhum prognóstico. "Não sabemos a urgência dessa operação nem olhamos ainda os detalhes, mas dadas as características, é pouco provável que seja uma análise simples", diz o presidente da Anatel, reiterando que os efeitos do acordo entre Winity e Vivo dependem da aprovação da agência e do Cade.

Preocupação antiga

Em junho deste ano, Baigorri já havia sido questionado por TELETIME sobre uma possível estratégia da Winity vinculada ao compartilhamento de rede com as grandes teles. O rumor de que haveria uma conversa entre as empresas vem desde os dias que antecederam o leilão de 5G, ainda em 2021 e, exceto por algumas reportagens logo após a licitação (como esta entrevista a TELETIME), a Winity adotou uma postura extremamente low-profile, evitando declarações públicas, divulgação de sua estratégia em eventos ou entrevistas. Em junho, TELETIME perguntava a Baigorri (confira a entrevista original aqui):

"Você deu uma declaração em que se mostrava preocupado com a questão concorrencial no mercado móvel. Fala-se que a Winity, que é o player nacional, virá como uma operadora de rede neutra e já com um acordo de RAN Sharing com duas das três operadoras estabelecidas. Não te preocupa que o mercado móvel siga concentrado?

A gente tem que lembrar que o edital previu e não tinha nenhuma restrição a operadores neutros de redes móveis ou a estruturas semelhantes. Por outro lado, se houver um acordo de RAN Sharing, isso vai ser submetido ao conselho e tem que ser aprovado pela Anatel, e vamos olhar sempre na perspectiva do contrato, mas também da oportunidade em termos de dinâmica concorrencial. Há questões de spectrum cap e outras variáveis que precisamos analisar no caso concreto quando ele se apresentar.

E você acha que o quarto competidor virá de onde então?

Quando eu fiz a declaração, eu estava pensando não na Winity, que já tinha feito manifestações em consulta pública sobre esse modelo de redes neutras e conversou conosco na elaboração do edital, e eu era o relator, mas sim nos players regionais que compraram a faixa de 3,5 GHz e que vão iniciar a operação de SMP sem nenhuma cobertura. Os remédios que foram desenhados na operação de venda da Oi Móvel têm como objetivo viabilizar não a entrada, mas estruturação e o fortalecimento desses novos players. A minha posição é que esses remédios precisam ser efetivos para propiciar a competição e dentro daquilo que é nossa responsabilidade fazer, novos players possam se beneficiar dos remédios para se estabelecer nos mercados."

Podcast

Confira a análise sobre essa reportagem e outras notícias que foram destaques nessa terça no Podcast Teletime.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!