Publicidade
Início Newsletter 5G: mais três capitais serão liberadas, mas Belém e Manaus podem prorrogar...

5G: mais três capitais serão liberadas, mas Belém e Manaus podem prorrogar prazo final

Foto: Pexels

Curitiba, Goiânia e Salvador serão as próximas capitais a ter a faixa de 3,5 GHz liberada para o 5G a partir da próxima terça-feira, 16. A decisão será tomada na reunião ordinária do Grupo de Acompanhamento da Interferência na faixa (Gaispi), que foi adiada em dois dias para a próxima sexta-feira, 12. Mas o encontro também deverá avaliar a situação de uma possível prorrogação de mais 60 dias no calendário, já que é necessário um certo prazo para que a Anatel considere o pedido. 

Segundo o conselheiro Moisés Moreira, presidente do Gaispi, essa consideração pode ocorrer devido a questões de dificuldades técnicas, de razão logística inclusive, nas cidades de Manaus e Belém. Caso a Entidade Administradora da Faixa (EAF, ou Siga Antenado) confirme, o grupo poderá já submeter o novo pedido de prorrogação de mais 60 dias à agência. A possibilidade já havia sido levantada ainda em julho.

Mesmo que a previsão seja de que alguma cidade consiga ter o espectro limpo pouco antes do final de agosto, Moreira considera que seria necessário pedir a prorrogação. “Se as capitais  ficarem para os últimos dias, por segurança é melhor pedir [o prazo adicional] antes, porque tem o ritual de chegar à área técnica, subir ao conselho, que relata e vota. Se perder esse timing, pode ocorrer infração”, destacou ele ao TELETIME

Notícias relacionadas

Também por uma questão de segurança é que o presidente do Gaispi preferiu esperar a conclusão dos testes que estão sendo feitos em Salvador, Curitiba e Goiânia nesta terça-feira, 9. Por isso, explica ele, a reunião ordinária que aconteceria na quarta, 10, acabou sendo adiada.

Tudo dependerá de como progridem os trabalhos na mitigação das estações profissionais de serviço satelital fixo (FSS) na banda C estendida. Conforme destacou Moisés Moreira a este noticiário, outras praças deverão ocorrer mais tranquilamente. “No Rio de Janeiro a EAF está trabalhando, e acredito que saia com tranquilidade. Talvez no final de semana que vem já se tenha uma definição”, colocou. 

Até o momento, as capitais com a faixa de 3,5 GHz liberada são Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre e São Paulo. Em todas as cidades, as operadoras já iniciaram a operação do 5G, ainda que tenham até o dia 29 de setembro (caso não haja prorrogação) para lançar a rede comercial no padrão standalone. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile