Setor de satélites se defende e diz ser vital para o 5G

banda ka, banda larga via satélite, espaço, dados via satélite

Em se tratando de 5G, o setor de satélites não está em sintonia com as operadoras móveis ou mesmo com propostas de entes públicos. Nas contribuições à consulta pública do MCTIC sobre a estratégia do governo para a quinta geração, a indústria satelital defende a manutenção do uso do espectro – sobretudo nas faixas de 28 GHz, 3,5 GHz e 1,5 GHz – e diz que o serviço tem, sim, importância para a expansão da rede móvel no País, sobretudo nas regiões remotas. 

O Sindicato Nacional de Empresas de Telecomunicações por Satélite (Sindisat), em conjunto com a Associação Brasileira das Empresas de Telecomunicações por Satélite (Abrasat), rebate o posicionamento de fornecedores móveis e diz que o satélite "desempenhará um papel fundamental" no ecossistema 5G, afirmando que será "essencial" e "vital" para várias áreas como mobilidade, distribuição de vídeo e backhaul de celular, entre outras. Por isso, pede que a disponibilização de espectro para serviços terrestres preserve também o espaço para os serviços satelitais. A entidade lembra que a tecnologia no setor espacial também tem se desenvolvido, com os primeiros artefatos de 1 Tbps já aparecendo em 2020, além das constelações órbita não geoestacionária (com foco em redução de latência) e satélites híbridos operando nas bandas Ka e Q/V.  

Para a entidade, é necessário preservar as faixas de frequência já atribuídas ao satélite, dentre elas a de 28 GHz (banda Ka, de 27,9 a 28,4 GHz), conforme resolução 676/2017 da Anatel, citando investimentos já realizados para artefatos HTS. Além disso, reitera a importância da banda C, Ku, Q/V e L (neste último caso, para serviços móveis via satélite – MSS). Há também uma requisição de faixas específicas para redes de transporte 5G via satélite. O Sindisat cita iniciativas dos EUA e Canadá, além de relatório da União Internacional de Telecomunicações (UIT), reconhecendo a importância esse tipo de infraestrutura para a nova tecnologia.

Notícias relacionadas

A associação global que reúne a indústria de comunicações via satélite, a Global VSAT Forum (GVF), ressalta ainda que a a UIT deverá incluir na recomendação ITU-R M.2083 o "interfuncionamento entre as várias tecnologias de acesso, o que poderia incluir uma combinação de várias redes fixas, terrestres e de satélites". Além disso, cita que a padronização do 5G no 3GPP inclui elementos de redes não terrestres (NTN) no Release 17, previsto para junho de 2021. Cita ainda que o relatório técnico do Release 14 já incluía o requisito da conectividade rural 5G.

Especificamente sobre a banda C e a banda Ka, a GVF reclama que disponibilizar as frequências (respectivamente 3,5 GHz e 28 GHz) para a rede móvel terrestre "seria muito difícil e oneroso" para as empresas satelitais mitigarem com mudança para outras bandas ou encontrar meios alternativos para a entrega de serviços. Ressalta que a indústria "conta com acesso contínuo à banda C em futuras implantações de satélites devido à demanda contínua por serviços de conectividade" e ao baixo custo de implantações. "Portanto, as políticas 5G do Brasil devem promover o investimento contínuo na implantação atual e futura de serviços de satélite", atesta a entidade. Em anexo, sugere "medidas especiais" para evitar a interferência na faixa de 3,5 GHz, como a implantação de filtros "passa-faixa" e uma faixa de guarda entre o serviço fixo via satélite (FSS) e as emissões de 5G, com tamanho variando de 20 MHz a 100 MHz.

A associação adiciona ainda a proposta de uso de satélite nas bandas Q/V (37,5 a 42,5 GHz; 47,2 a 50,2 GHz; e 50,4 a 52,4 GHz); na faixa de 40-42 GHz e 48,2-50,2 GHz; e, no futuro, na banda E (71-76 GHz e 81-86 GHz). Dessa forma, o Global VSAT Forum sugere para deixar para o 5G as faixas de 66-71 GHz, que contam com capacidade de até 5 GHz e teriam atualmente "pouco uso" e poderia trazer sinergias com o padrão WiGig, na faixa de 61 GHz.

Banda L

Por sua vez, a operadora de satélites Inmarsat destaca que uma proposta da Anatel (também adotada pelos fornecedores) de disponibilizar a faixa de 1,5 GHz para o serviço móvel "pode ameaçar a disponibilidade futura e a confiabilidade dos MSS (Serviços Móveis via Satélite) na banda L". Isso porque esse espectro é utilizado em aplicações críticas, incluindo comunicações de segurança obrigatórias para aviões e navios, comunicações de resposta a desastres, suporte a eleições e aplicações industriais de IoT. Segundo a empresa, estudos da UIT e da CEPT demonstram que a compatibilidade da banda larga móvel na faixa de 1.492-1.517 MHz representa "grave risco" para as operações MSS acima de 1.518 MHz "em razão da susceptibilidade dos terminais de MSS à interferência prejudicial". 

Assim, a empresa pede que a estratégia 5G do MCTIC prossiga sem prejudicar os sistemas satelitais no Brasil. "A melhor forma de proteger as operações do MSS seria não autorizar novas operações móveis na faixa", declara a companhia. No caso de o governo prosseguir com a destinação, pede que seja especificado na nova regulamentação características técnicas para proteger o serviço satelital. Ou ainda deixar claro a necessidade de proteção em operações atuais e futuras em frequências acima de 1.518 MHz, incluindo entre 1.525-1.559 MHz. A contribuição da Inmarsat é endossada por parceiras da operadora, como a Intersatellite, a Globalsat, a Arycom e a MVS Brasil.

Minioperadoras

O Sindisat entende que a estratégia 5G deve promover a viabilização de mini e micro-operadoras, com política de espectro em nível regional e municipal, o que considera que "será crucial" para que a tecnologia seja disponibilizada para além dos grandes centros urbanos. "A existência de mini e micro-operadores permitirá uma maior cobertura de atendimento a áreas remotas e rurais com baixa densidade populacional, e combinada com uma política de compartilhamento de espectro ou da rede de acesso também facilitará a presença dos operadores nacionais nessas áreas de difícil cobertura." Como candidatos prováveis, cita os provedores regionais (ISPs). 

Na visão do sindicato, além da implantação de fibra para a infraestrutura do 5G, deve-se priorizar também iniciativas semelhantes de redes de transporte via satélite. A associação menciona como possíveis exemplos os satélites HTS para penetrar mais rapidamente em áreas rurais e remotas, ou de média e baixa órbita (MEO e LEO) com "características nos mesmos patamares" da fibra. Justifica ainda que isso viabilizaria parcerias entre novos mini e micro-operadores com as operadoras satelitais. A entidade diz que, mesmo em grandes centros urbanos, essas operações menores poderiam explorar, por exemplo, shoppings e estádios de futebol com 5G em ondas milimétricas. 

Regulamentação

A proposta do Sindisat é de que seja construído uma nova modalidade de outorga e licenciamento de acordo com a aplicação final, e não ao meio utilizado; ou por serem móveis ou não. Afirma que, assim, o ambiente progredirá, com serviços combinando redes satelitais e de celular, por exemplo. "Esse mesmo conceito se aplica também para o provimento de infraestrutura, que cada vez mais, por diversas razões, necessita ser compartilhada."

Desta vez engrossando o caldo das operadoras móveis, o Sindisat fala na desoneração das conexões M2M. Mas também pede que isso seja aplicado aos equipamentos VSATs, que poderiam ser utilizados para implantação da última milha. Além disso, cita que o Fistel aplicado a essas estações funciona como uma "verdadeira barreira competitiva". A ideia é equiparar aos de telefones celulares, com o valor de R$ 26,83 para VSATs de pequeno porte e antena de diâmetro inferior a 2,4m.

Cita também aplicações da rede satelital para conectividades rurais e em Internet das Coisas. "O ponto a destacar é que, quando se pensa em IoT, a cobertura geográfica passa de um papel coadjuvante para um papel de protagonista e a tecnologia satelital exercerá um papel fundamental." Assim, o sindicato quer que políticas públicas estabeleçam isonomia na cobrança de tributos e taxas para os serviços de satélite, inclusive para escolas. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!