Claro fornece rede 4,5G para carro com Wi-Fi a bordo da Chevrolet

Chevrolet Cruze Premier 2020

A Claro vai prover conectividade para o primeiro carro com solução de Wi-Fi já embarcada no veículo do mercado brasileiro. Com previsão de comercialização a partir de setembro, o Chevrolet Cruze Premier permitirá conexão em alta velocidade para até sete dispositivos simultâneos usando o próprio veículo como hotspot.

O serviço será possibilitado pela rede de Internet móvel 4,5G (nome comercial para a tecnologia LTE-Advanced Pro) da Claro. Por ser nativa (ou seja, parte arquitetura eletrônica do veículo), a solução de Wi-Fi dispensa opções alternativas como o uso do pacote de dados móveis ou um hotspot a parte. No caso, o módulo automotivo do Cruze possui um eSIM que possibilita a conectividade com a rede móvel da tele, distribuída aos passageiros pelo Wi-Fi, e o envio de informações de telemetria para a montadora. Segundo a Chevrolet, também será possível "o acesso, no futuro, a serviços conectados na tela do painel, como aplicativos que já existem hoje para smartphones".

O automóvel ainda é dotado de antena externa que permite uma intensidade de sinal até 12 vezes maior em deslocamentos. "Isto acontece pelo fato da antena do veículo ser dotada de sistema de amplificação. O posicionamento dela sobre o teto também contribui para reduzir a perda de sinal proveniente de áreas de 'sombra', como é chamado fenômenos que atrapalham a conexão – e quanto maior a velocidade de deslocamento, maior é a percepção da estabilidade de sinal que se tem a bordo", explicou a diretora de serviços conectados da GM (dona da marca Chevrolet), Rosana Herbst.

Notícias relacionadas

O projeto foi conduzido pela Embratel, marca para o segmento B2B e soluções corporativas do grupo Claro, que também atua ao lado da Chevrolet em iniciativas de carros conectados em outros mercados. No Brasil, as duas empresas são parceiras desde 2015. Para a operadora, o passo fortalece a posição da Claro no mercado de Internet das Coisas (IoT).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!