Publicidade
Início Newsletter Anatel detecta quase 28 mil produtos de telecom não homologados em São...

Anatel detecta quase 28 mil produtos de telecom não homologados em São Paulo

A Gerência Regional da Anatel de São Paulo desencadeou um operação, após receber denúncia, que resultou na apreensão e lacre de quase 28 mil produtos de telecomunicações não homologados, com valor estimado em R$ 750 mil. Segundo a agência, a operação ocorreu no município de Mauá (SP) na quarta-feira, 8, e foi considerada a de maior porte no ano de 2018.

De acordo com o levantamento do órgão, dos quase 28 mil produtos não homologados, 20,9 mil eram cabos de manobra ou “patch cables”, que são utilizados em redes  para interligar computadores, roteadores, gabinetes, servidores e outros componentes. Outros 6,9 mil, eram campainhas sem fio, utilizadas em residências, escritórios e prédios.

A agência realiza fiscalizações de forma contínua em distribuidores, provedores de Internet, e-commerce, feiras e eventos e alfândegas (portos, aeroportos e Correios).

Notícias relacionadas

Em maio deste ano, a Anatel realizou outra grande fiscalização, neste caso nacional, em 15 grandes distribuidores de produtos para telecomunicações de sete Estados e em 37 Provedores de Internet em 15 Estados. Foram lacrados e apreendidos 460 tipos de produtos, no total de 25.000 produtos para telecomunicações.

A agência esclarece que equipamentos sem homologação não passam por testes de segurança e, portanto podem oferecer riscos. O usuário só deve adquirir ou utilizar produtos de telecomunicações homologados, em conformidade com o Regulamento sobre Certificação e Homologação. Ele estabelece regras e os procedimentos gerais relativos à certificação e à homologação de produtos de forma a garantir um padrão mínimo de qualidade e adequação aos serviços.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile