Anatel coloca o seu novo Plano de Dados Abertos em consulta pública

Proteção de dados pessoais, privacidade

O Conselho Diretor da Anatel aprovou na reunião desta quinta-feira, 9, a abertura de consulta pública da proposta de transparência da autarquia por meio do novo Plano de Dados Abertos. A medida, segundo o presidente do órgão, Juarez Quadros, tem como objetivo adequar a agência à determinação do decreto 8.777/16. As contribuições serão recebidas pelo período de dez dias.

De acordo com o decreto, órgãos federais e autarquia devem tornar suas informações públicas observando as seguintes diretrizes: "observância da publicidade das bases de dados como preceito geral e do sigilo como exceção; garantia de acesso irrestrito às bases de dados, as quais devem ser legíveis por máquina e estar disponíveis em formato aberto; descrição das bases de dados, com informação suficiente para a compreensão de eventuais ressalvas quanto à sua qualidade e integridade; permissão irrestrita de reuso das bases de dados publicadas em formato aberto; completude e interoperabilidade das bases de dados, as quais devem ser disponibilizadas em sua forma primária, com o maior grau de granularidade possível, ou referenciar as bases primárias, quando disponibilizadas de forma agregada".

Os órgãos federais também devem promover atualização periódica de forma a garantir a perenidade dos dados, a padronização de estruturas de informação e o valor dos dados à sociedade e atender às necessidades de seus usuários. Além disso, precisam promover designação clara de responsável pela publicação, atualização, evolução e manutenção de cada base de dado aberta, incluída a prestação de assistência quanto ao uso de dado.

Notícias relacionadas

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!