Publicidade
Início Newsletter Redes móveis suportam tráfego de 1,4 TB na abertura dos Jogos Olímpicos,...

Redes móveis suportam tráfego de 1,4 TB na abertura dos Jogos Olímpicos, diz Anatel

Na primeira avaliação sobre o serviço móvel nos Jogos Olímpicos, a Anatel afirma que, apesar do elevado tráfego de dados, as redes funcionaram adequadamente. Durante a cerimônia de abertura da Olimpíada, realizada no Maracanã no último sábado, 5, o tráfego praticamente dobrou em relação à final da Copa do Mundo de 2014, o atingindo a marca de 1,4 TB (uplink  + downlink) contra 0,7 TB (uplink  + downlink).

De acordo com a Anatel, não houve registros de congestionamento acentuado e nem interrupções na rede de telefonia móvel. Se considerado o perfil de uso elevado dos smartphones para fotografar e gravar em vídeo o espetáculo, seguido de frequentes compartilhamentos destes arquivos nas redes sociais ou por serviços como o whatsApp. Mas admite que, para alguns usuários, em períodos curtos de tempo, pode ter havido sensação momentânea de deficiência da rede móvel, que cessava rapidamente, possibilitando então utilizar de forma adequada tanto os serviços de voz quanto de dados.

A Anatel informa que realizou testes de performance de rede na zona Maracanã, walk-test e drive-test, para simular o uso de serviços amplamente utilizados como envio de fotos, download de arquivos e utilização do serviço de voz. As medições ocorreram durante o dia e à noite no Maracanã, durante o início da cerimônia de abertura. Diariamente, a Anatel recebe indicadores de desempenho de rede de telefonia celular enviados pelas operadoras ao Centro de Monitoramento de Redes da agência, localizado em Brasília.

Notícias relacionadas

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile