Presidente da Band critica análises da Anatel

O presidente da Rede Bandeirantes de Televisão, João Carlos Saad, criticou nesta quinta-feira, 9, a atuação da Anatel na análise das operações entre as teles e empresas de TV por assinatura. Em audiência no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Saad acusou a agência e demais órgãos do setor de não seguirem as leis em suas avaliações, comprometendo o futuro do mercado.
?O que tem que brecar não é a formação de monopólio. É acabar com os que já estão montados e asfixiam o mercado?, afirmou o executivo. ?Vejo uma fusão após a outra e tudo é aprovado pela Anatel. Para eles, não tem problema um mesmo grupo ir comprado tudo?, completou.
As críticas de Saad atingem não apenas a compra da TVA, do Grupo Abril, pela Telefônica, mas também a operação da concessionária de telefonia em DTH. Para o presidente da Bandeirantes, a Anatel deveria ser mais pró-ativa em criar regras para este serviço. ?Acho que a gente tem que parar de se fingir de cego e legislar sobre o DTH?, declarou. ?Parece que houve uma omissão de comum acordo no passado. Isso não existe em lugar nenhum do mundo, um serviço dessa magnitude sem regulamentação.?

Notícias relacionadas
Mesmo criticando a conduta da agência reguladora, Saad alega que não vê problema em uma empresa de telefonia ser dona de uma operadora de cabo, ?desde que respeitadas as leis?. Para o executivo, não há necessidade de se revisar as leis para que o ambiente competitivo seja criado nas TVs por assinatura. O primordial seria o fim dos intermediários no mercado, especialmente na área de programação de conteúdo. ?É preciso eliminar os gatekeepers. Eles são a pílula anticoncepcional para que não nasça nada nesse setor.?
Segundo Saad, o debate sobre a mudança de marco regulatório beneficia apenas as concessionárias de telefonia. ?Mudança de marco regulatório é papo de empresa para acabar com tudo e fazer o que elas quiserem. Eu nem sei quem é esse 'marco' que tanto falam…?, ironizou o executivo. ?Eles querem misturar telefonia com broadcast. Isso não dá certo. Eles são primos, mas são diferentes. O DNA é diferente.?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!