ANPD publica regras de elaboração de atos normativos e agenda regulatória

Foto: analogicus/Pixabay

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) publicou nesta sexta-feira, 9, a Portaria nº 16, de 08 de julho de 2021, que dispõe sobre o processo de regulamentação no âmbito da autoridade. Dentre outros pontos, a Portaria estabelece procedimentos para a elaboração da agenda regulatória e de atos normativos editados pela ANPD, incluindo regras aplicáveis à realização de consultas à sociedade, à elaboração de Análise de Impacto Regulatório (AIR) e à Avaliação do Resultado Regulatório (ARR). A portaria entra em vigor em 1º de agosto de 2021.

De acordo com a Diretora Miriam Wimmer, relatora do processo, "a edição da portaria é positiva, uma vez que estabelece regras uniformes e transparentes a serem observadas pelas unidades da ANPD, conferindo celeridade e previsibilidade aos processos internos de elaboração e revisão de atos normativos." 

A portaria publicada no Diário Oficial desta sexta, diz ainda que o processo de regulamentação é norteado pelo fundamento da proteção de dados pessoais previstos no art. 2º da Lei nº 13.709/2018 (LGPD), assim como pela simplificação e celeridade administrativas; melhoria da qualidade regulatória e a consolidação e simplificação do arcabouço normativo, dentre outros fundamentos. Segundo a ANPD, os procedimentos previstos na portaria já têm sido seguidos pela equipe técnica da ANPD, de forma que não será necessária eventual adaptação.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!