Decisão sobre anuência prévia para reorganização societária da Nextel é adiada pela Anatel

A Anatel adiou, nesta quinta-feira, 9, a decisão sobre a anuência prévia para reorganização societária NII Holdings, controladora indireta da Nextel Brasil. O relator da matéria, conselheiro Marcelo Bechara, opinou pela aprovação sem restrições, mas o conselheiro Rodrigo Zerbone pediu vista para analisar melhor a operação.

Notícias relacionadas
A operação proposta e já aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), é de troca de agente econômico, sem interferir na operação da empresa. A proposta, que faz parte do processo de recuperação judicial da NII Holdings nos Estados Unidos, prevê o cancelamento das atuais ações da companhia e emissão de novos papéis, que serão dados aos investidores com debêntures da companhia, no valor da dívida, de US$ 4,5 bilhões.

Nesse processo, o fundo de Capital Research and Management (CapRe), que detém maior número de debêntures, ficaria com a participação de 37,58% da NII Holding, ou seja, o capital continuará pulverizado nas mãos dos novos acionistas. O fundo ainda se comprometeu a não interferir na operação das empresas.

Para Zerbone, há dúvida se a operação se constitui ou não em transferência de controle. Caso seja assim, é preciso saber se ela já foi concretizada. “Se for transferência de controle, a operação não pode ser completada sem a anuência prévia da agência, sob pena de sanção”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!