Ao fim do ano haverá 1 bilhão de usuários de mobile VoIP via OTT no mundo

O uso de serviços de voz sobre Internet (VoIP) providos por empresas OTT (over the top) em dispositivos móveis tem crescido rapidamente no mundo e tomado receita das operadoras celulares, especialmente em chamadas internacionais. Em 2012, a quantidade de usuários desses serviços aumentou 550%, alcançando a marca de 640 milhões, de acordo com estimativa da Infonetics. A empresa prevê que até o fim do ano essa base vai superar 1 bilhão de usuários.

O serviço líder desse mercado é o Skype, que responde por aproximadamente 40% do total da base de usuários. Mas há novos players ganhando força, como Viber, Fring, KakaoTalk, Line e WeChat. Todos são oferecidos por meio de apps móveis disponíveis nas lojas de aplicativos de diversos sistemas operacionais de smartphones.

O único problema, ressalta relatório da Infonetics, é que a receita gerada pelo serviço ainda é baixa. Em 2012, calcula-se que mobile VoIP provido por OTTs gerou uma receita de US$ 7,13 por usuário no ano inteiro.

VoLTE

Paralelamente, as operadoras móveis contra-atacam com a oferta de VoLTE, ou voz sobre redes 4G, o que proporciona uma alta qualidade de áudio e rápida velocidade de realização de chamada. A pioneira na oferta foi a sul-coreana SK Telecom. A Infonetics prevê que ao fim deste ano haverá 12 redes em operação comercial no mundo com VoLTE e o serviço somará 8 milhões de assinantes. Cerca de 75% dessa base estará concentrada na Ásia e no Pacífico.

Em 2017, serviços de mobile VoiP via OTTs e VoLTE devem gerar US$ 16 bilhões em receita no mundo, segundo estimativa da Infonetics.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.