Ao fim do ano haverá 1 bilhão de usuários de mobile VoIP via OTT no mundo

O uso de serviços de voz sobre Internet (VoIP) providos por empresas OTT (over the top) em dispositivos móveis tem crescido rapidamente no mundo e tomado receita das operadoras celulares, especialmente em chamadas internacionais. Em 2012, a quantidade de usuários desses serviços aumentou 550%, alcançando a marca de 640 milhões, de acordo com estimativa da Infonetics. A empresa prevê que até o fim do ano essa base vai superar 1 bilhão de usuários.

Notícias relacionadas
O serviço líder desse mercado é o Skype, que responde por aproximadamente 40% do total da base de usuários. Mas há novos players ganhando força, como Viber, Fring, KakaoTalk, Line e WeChat. Todos são oferecidos por meio de apps móveis disponíveis nas lojas de aplicativos de diversos sistemas operacionais de smartphones.

O único problema, ressalta relatório da Infonetics, é que a receita gerada pelo serviço ainda é baixa. Em 2012, calcula-se que mobile VoIP provido por OTTs gerou uma receita de US$ 7,13 por usuário no ano inteiro.

VoLTE

Paralelamente, as operadoras móveis contra-atacam com a oferta de VoLTE, ou voz sobre redes 4G, o que proporciona uma alta qualidade de áudio e rápida velocidade de realização de chamada. A pioneira na oferta foi a sul-coreana SK Telecom. A Infonetics prevê que ao fim deste ano haverá 12 redes em operação comercial no mundo com VoLTE e o serviço somará 8 milhões de assinantes. Cerca de 75% dessa base estará concentrada na Ásia e no Pacífico.

Em 2017, serviços de mobile VoiP via OTTs e VoLTE devem gerar US$ 16 bilhões em receita no mundo, segundo estimativa da Infonetics.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!