A Qualcomm anunciou nesta segunda-feira, 4, um acordo de US$ 2,4 bilhões para aquisição da empresa especializada em design de chips Alphawave Semi, em movimento que mira sobretudo o mercado de inteligência artificial (IA) e data centers.
A conclusão do negócio é esperada para o primeiro trimestre do ano civil de 2026. Os atuais acionistas da Alphawave poderão optar por receber o pagamento em dinheiro ou em ações da Qualcomm.
"A Alphawave é líder global em conectividade com fio de alta velocidade e tecnologias de computação, oferecendo propriedade intelectual (IP), silício personalizado, produtos de conectividade e chiplets que possibilitam uma transferência de dados mais rápida e confiável, com maior desempenho e menor consumo de energia", descreveu a Qualcomm, em comunicado.
Em seu site, a Alphawave declara que projeta soluções de alto desempenho para áreas como data centers, IA, 5G, redes de dados, veículos autônomos e storage. A empresa foi fundada no Canadá em 2017 e abriu capital no Reino Unido, onde é listada na bolsa de Londres desde 2021.
A Qualcomm já havia confirmado interesse na aquisição da Alphawave desde abril, em negócio que também despertava interesse da Arm.
Na última semana, a Qualcomm ainda fechou a aquisição da especialista em conectividade para veículos Autotalks.