5G: Anatel cogita liberação pontual da faixa de 3,5 GHz em julho

Espectro, frequência, faixa. Foto: Pixabay

(Matéria originalmente publicada no Mobile Time) O superintendente de outorga e recursos à prestação da Anatel, Vinícius Caram, afirmou nesta quinta-feira, 9, que o adiamento por 60 dias da entrada em operação da faixa de 3,5 GHz do 5G pode ser revisto e antecipado. Segundo ele, haverá uma reunião na próxima semana do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz) em que o presidente, conselheiro Moisés Moreira, deverá anunciar novidades.

"O atraso do cronograma se deve à falta de instalação dos filtros que não chegaram. Existe a possibilidade de antecipação assim que os kits chegarem. Vamos garantir a limpeza desta faixa até dia 29 de agosto para todas as capitais – talvez tenhamos problemas satelitais em Manaus e Belém. Quem sabe grande parte destas cidades já entram em operação em julho? A partir do momento que os insumos estiverem aqui, as operadoras estarão liberadas", disse Caram, em audiência pública na Câmara dos Deputados sobre os entraves logísticos das empresas para a implantação do 5G no Brasil.

A limpeza da faixa de 3,5 GHz precisa ser feita para evitar interferências no tráfego do sinal de 5G com os sinais de TV por satélite e em relação aos serviços profissionais de satélite (FSS), que utilizam a banda C estendida. Por isso, a EAF (entidade que operacionalizará a resolução destes problemas) precisa dos filtros de mitigação para as antenas profissionais e kits de recepção de TV via satélite residencial em banda Ku. A EAF explicou que o lockdown na China, a escassez de semicondutores, as limitações do transporte aéreo e a demora no desembaraço aduaneiro estão dificultando a logística, e com isso foi necessário assegurar mais tempo.

Notícias relacionadas

Em sua fala, Caram salientou ainda a importância de aumentar a quantidade de antenas instaladas nos municípios para garantir o acesso ao 5G. "A dificuldade para obtenção do licenciamento urbano de infraestruturas de telecomunicações é um dos principais empecilhos para instalação de equipamento", apontou. (Por Mariana Sgarione)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!