Wirelink planeja expandir cobertura de fibra para todo o País e testa rede neutra

Foto: Pixabay

Segundo o CEO da Wirelink, Adriano Marques, os planos da companhia são de expandir para todo o País em 2022, mas há espaço para pensar no mercado de varejo com redes neutras. Em participação no evento Inovatic, organizado pelo portal Tele.Síntese nesta quarta-feira, 9, ele destacou a estratégia do provedor regional. 

A companhia tem cobertura atual em 16 estados, com foco na região Nordeste, mas também cobrindo o mapa do Pará até Brasília. Desta forma, a intenção é "terminar a rede" no Distrito Federal, alcançando estados das demais regiões, como São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul. "A ideia é 'povoar' ao máximo o País", declarou.

Também está nos planos da companhia uma possível entrada no mercado de atacado por meio de veículo independente de infraestrutura. "Em um próximo momento, uma vez consolidado o backbone, podemos atuar em locais onde as grandes não querem ir e fazer rede neutra para os pequenos", destacou. 

Notícias relacionadas

Segundo Marques, já há dois pilotos em andamento. A ideia é "entender até onde é a obrigação do provedor, como funciona [o modelo]. E a questão da tributação não está muito claro como será feito". 

No entendimento do executivo, a modelagem de rede neutra deve ser de acordo com a capacidade operacional da rede – no caso dos testes da rede neutra da Wirelink, abrigando no máximo quatro provedores. "Vamos entender quantos clientes vão na rede, mas [colocar] 20 ou 30 eu acho que não funciona."

Ele afirma que há capacidade técnica na infraestrutura, mas que a estratégia "perde um pouco o sentido se abrir para todo mundo vender". Assim, a empresa pretende estabelecer o modelo de fibra até a caixa ou poste, com a última milha (o drop da fibra), a instalação e o atendimento sob responsabilidade do provedor parceiro. 

Em agosto do ano passado, Adriano Marques já havia manifestado a intenção de participar deste mercado de atacado. Para tanto, afirmou que já estaria buscando fundos de investimento, e que a atração para investidores era um dos pilares para 2021 e 2022. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!