Nokia apresenta solução de rede 5G segura em 700 MHz à missão do MCom

Ministro das Comunicações Fábio Faria, em Washington. Foto: Cléverson Oliveira/Mcom

Como parte da programação realizada pela missão do governo aos EUA para discutir questões relacionadas ao 5G, a delegação brasileira assistiu a uma demonstração da Nokia de uma rede privativa em 5G standalone. A novidade foi a demonstração do teste utilizando a faixa de 700 MHz, que é a que está designada no Brasil para a rede de uso governamental. A segurança da rede é garantida por SIMCards e protocolos específicos. A rede, a princípio, é isolada da rede de telecomunicações normal e consiste em uma estrutura simplificada de operação.

Segundo a previsão do edital de 5G aprovado pela Anatel, a cobertura da rede privativa móvel estaria restrita ao Distrito Federal. Segundo explicação dada à delegação brasileira por Wilson Cardoso, CTO da Nokia para a América Latina, seriam necessárias aproximadamente 50 mini-ERBs (cada uma com capacidade de 400 usuários simultâneos) como as demonstradas para cobrir o Plano Piloto. Também são necessários dongles e dispositivos móveis específicos. "Com isso temos uma rede privativa completamente livre de interferências de outras redes", explicou Cardoso (no vídeo abaixo) à delegação.

Acompanharam a demonstração, além do ministro Fábio Faria (Comunicações) também o diretor geral da Abin (Alexandre Ramagem), os senadores Ciro Nogueira (PP/PI) e Flávio Bolsonaro (Patriotas/RJ), e o ministro do TCU Raimundo Carreiro, relator do edital de 5G, entre outras autoridades. Como representantes da Nokia estavam: Osvaldo Di Campli, presidente para a América Latina; Wilson Cardoso, CTO para a América Latina; Ailton Domingues dos Santos Filho, presidente da Nokia no Brasil; e Dharmesh Tyagi, Technical Sales Leader Wireless da Nokia (no vídeo).

Notícias relacionadas

O ministro Fábio Faria destacou em redes sociais o encontro com a Nokia:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!