Google terá novo cabo ligando EUA à Argentina, com ramificação no Brasil

O Google anunciou nesta quarta-feira, 9, a construção do que afirma ser o cabo submarino mais longo do mundo a funcionar com alimentação de energia apenas em uma das pontas, o Firmina. O sistema, que reforçará o backbone da empresa, ligará os Estados Unidos (Costa Leste) à Argentina (Las Toninas), com landstations no Brasil (Praia Grande/SP) e no Uruguai (Punta del Este), com previsão de início das operações em 2023.

O cabo terá 12 pares de fibra óptica e funcionará com apenas uma fonte de energia em uma das pontas. Segundo o Google, isso garante confiabilidade, uma vez que não seriam necessários amplificadores a cada 100 km com novas fontes de energia de alta voltagem nas estações. A técnica também seria "mais difícil de fazer com cabos longos, com pares de fibra mais largos". 

Ao conectar as Américas do Norte e do Sul, a gigante de tecnologia declara que esse design com apenas uma fonte de energia foi possível por meio de uma voltagem 20% maior (de 18 kV) para o cabo do que o utilizado em sistemas anteriores. 

Notícias relacionadas

A companhia escolhida para conceber, construir e implementar o Firmina é a SubCom, que é também responsável pela tecnologia da energia em apenas uma ponta. A construção do cabo em si acontecerá na fábrica da empresa na cidade norte-americana de Newington, New Hampshire, ao longo deste ano até o começo de 2022. A montagem principal deverá acontecer em meados do ano que vem, com o sistema então pronto para serviço no final de 2023.

Nem o Google, nem a SubCom divulgaram valores do investimento, capacidade dos cabos ou mesmo a quilometragem esperada. Pelo mapa divulgado no site da fornecedora, é possível identificar que a conexão em Praia Grande e Punta del Este será por meio de ramificações do cabo principal, embora haja opções para conexões na República Dominicana (Santo Domingo), em Porto Rico (Levitown) e em Fortaleza.

De acordo com a empresa, o novo cabo deverá reforçar o backbone para ter acesso mais rápido e com menor latência a produtos como a ferramenta de buscas, Gmail, YouTube e serviços do Google Cloud. Este é o 16º cabo da companhia, que tem também no País sistemas como Tannat (com a Telxius/Telefónica), Monet (com Angola Cables, Antel e Algar Telecom) e Júnior (com PadTec). "Ao construir cabos submarinos próprios, o Google consegue se preparar com precisão para as necessidades de seus clientes e usuários em um futuro próximo, além de aumentar a segurança para mais do que está disponível publicamente na internet", diz em comunicado.

Origem 

O nome do cabo é uma homenagem do Google à abolicionista e escritora brasileira Maria Firmina dos Reis, autora do livro Úrsula, que fala sobre a vida de brasileiros negros durante a escravidão. "Negra e intelectual, Firmina é considerada a primeira romancista do Brasil e é motivo de muito orgulho para nós aproveitar o novo cabo submarino como forma de chamar atenção para o trabalho e o espírito pioneiros dessa mulher", diz o vice-presidente de Global Networking do Google Cloud, Bikash Koley, em um post no blog da companhia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!