Telefônica registra terceira pane nos últimos três meses

Na manhã desta terça-feira, 09, foi detectada mais uma pane na rede da Telefônica, a terceira nos últimos três meses. Nas duas ocasiões anteriores (6 e 8 de abril; e 18 a 20 de maio) foram afetados os serviços de Internet banda larga (Speedy). Agora foi a vez do sistema de telefonia, que teve seu completamento de chamadas comprometido por problemas de instabilidade na rede. Em nota à imprensa, a Telefônica admite que "detectou os problemas por volta das 9h da manhã em parte da sua rede de sinalização, necessária ao completamento de chamadas de voz, aí incluídas ligações locais, de longa distância nacional e internacional, serviços 0800 e para call centers e chamadas para redes de outros serviços como, por exemplo, celulares". A operadora diz que "está trabalhando prioritariamente na recuperação da rede" e que 55 minutos após o início da pane, já havia restabelecido uma parte importante dos serviços.
Posteriormente, em uma nova nota oficial, a Telefônica informa que às 11h30 já haviam sido restabelecidos 95% dos serviços de voz em chamadas locais, de longa distância nacional e internacional, serviços 0800 e de call centers, além de chamadas para redes de outros serviços, como celulares, no Estado de São Paulo.
A Anatel, também em nota oficial, informou que "acompanha com extrema preocupação as falhas nos serviços de telefonia fixa prestados pela Telefônica" e que seu escritório regional de São Paulo trabalha em regime de urgência na verificação das causas e do alcance das conseqüências da paralisação. A agência ressalta também que, apurada a ocorrência, tomará providências no sentido de assegurar os direitos dos usuários. Até o momento, a Telefônica não sabe informar a extensão da falha, mas já foram registradas queixas nos municípios de Guarulhos, Cotia, Santo André, Praia Grande, além de regiões e bairros da capital paulista, como Santo Amaro, Avenida Paulista, Praça da Sé, Pirituba e Higienópolis, onde se encontra o endereço físico deste noticiário.

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Laudos sem fim
A nova pane na rede da Telefônica ocorre antes mesmo da análise dos laudos, por parte da Anatel e dos órgãos de defesa do consumidor, das duas falhas anteriores. Recentemente, a operadora enviou para o Procon-SP o relatório da primeira pane, ocorrida entre 6 e 8 de abril. No documento, a Telefônica explica os motivos das falhas do Speedy acontecidas na referida data e defende o ressarcimento de 12 horas aos usuários. A Anatel instaurou processo administrativo para apurar a responsabilidade da operadora nessa falha e aguarda também um novo laudo referente à pane de maio. E agora, ao que tudo indica, da nova falha na telefonia fixa no estado de São Paulo.

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