Em nota divulgada na noite desta terça-feira, 9, a Telefônica confirma a hipótese levantada a este noticiário pelo professor e especialista em telefonia, Almir Meira, de que a pane que derrubou o serviço de telefonia poderia ter sido causada por uma falha humana.
Na nota a Telefônica diz que ainda está trabalhando para esclarecer completamente os eventos que ocasionaram o problema, mas que já é possível identificar que houve uma falha humana cometida pela equipe de um fornecedor. O professor Almir Meira lembrou a este noticiário que a operadora teria "perdido a mão" ao terceirizar áreas estratégicas do negócio como a manutenção de rede. Importante ressaltar que essa é uma prática comum hoje no mercado.
Em relação a problemas que ainda possam estar ocorrendo nos serviços prestados a alguns clientes empresariais e usuários que realizaram a portabilidade numérica,
A Telefônica informa também que "reitera sua postura de respeito e cumprimento da legislação vigente, inclusive no que diz respeito ao ressarcimento aos usuários em decorrência dos problemas no completamento de chamadas".