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Por resultados, TIM vai relançar canal de vendas

A TIM deve concluir este semestre um plano de reestruturação para melhorar seus resultados que ficaram abaixo do esperado no último trimestre. O presidente da companhia, Mario Cesar Araujo, disse que a empresa vai adotar um modelo de custos mais flexível com foco em negócios convergentes. A estratégia da TIM, no entanto, não é a aquisição de empresas no País, mas a celebração de parcerias.

Menos subsídios

Outra estratégia será o reposicionamento do canal de vendas com revisão dos custos de comissionamento. Segundo Araujo, uma das razões para a queda da rentabilidade no trimestre foi a oferta de produtos incentivados com subsídios, estratégia que será repensada. "O movimento, no entanto, nos garantiu 62% de market share no Estado de São Paulo", afirmou. Sem revelar números, destacou que as vendas de serviços 3G "vão muito bem" e que a empresa tem conseguido oferecer qualidade na rede e velocidades compatíveis a custa de pesados investimentos na infra-estrutura.

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Para garantir a meta de universalização nas cidades com menos de 30 mil habitantes, Araujo disse ser favorável ao compartilhamento da infra-estrutura entre as operadoras e até a criação de uma empresa independente, a exemplo da ABR Telecom na portabilidade, para administrar essa rede comum.

PGO

Sobre as mudanças no PGO (Plano Geral de Outorgas) atualmente em pauta na Anatel, Araujo destacou que as sugestões da TIM já são de conhecimento da agência: permitir o unbundling e a portabilidade numérica. Outra questão é que as mudanças não criem assimetrias regulatórias e inibam investimentos. "A agência não pode criar uma empresa com poder de mercado significativo e impedir que outras empresas cresçam também. É necessário garantir a competição", afirmou. O executivo também é favorável à entrada em vigor do PL/29 o mais rápido possível. Ele só se mostrou reticente quanto ao uso Fistel para outros fins que não a universalização dos serviços de telecomunicações.

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