Existem diferentes caminhos para se comprar conteúdo para celular, como ringtones e wallpapers. Os mais conhecidos são via SMS, WAP, simcard ou até pela web. Já a Inside Wireless, uma jovem companhia criada há cerca de um ano, está fazendo as suas apostas nos portais em Java.
O mecanismo é simples. O portal é um aplicativo que precisa ser baixado pelo usuário. Através desse aplicativo, o cliente navega por menus gráficos e pode comprar os conteúdos que desejar. A lista de conteúdos disponíveis não está gravada no aplicativo e, portanto, não é estática. O portal fornece sempre uma lista atualizada, porque se conecta ao banco de dados de algum agregador de conteúdo, integrador ou operadora parceira.
A Inside Wireless acredita que diversos tipos de empresas podem se interessar em criar um portal que leve a sua marca e que venda o conteúdo que julgar mais conveniente. Uma cadeia de fast food, por exemplo, lançará em breve um portal em Java customizado com a sua identidade de marca e desenvolvido pela Inside Wireless. A solução pode ser atraente também para agregadores de conteúdo que criaram marca voltada para o consumidor final. Até mesmo as próprias operadoras poderiam vender seu conteúdo bandeira branca através de um portal Java, acredita o diretor executivo da Inside Wireless, Luis Gomes. Provedores de conteúdo, como jornais e revistas, também são clientes em potencial dessa solução. A plataforma desenvolvida internamente pela Inside Wireless é promissora.
Valor adicionado