A Alares está acelerando o uso de recursos de inteligência artificial (IA) na operação de banda larga, mirando aspectos como eficiência de processos, experiência do consumidor e geração de novas receitas. No momento, 15 iniciativas distintas envolvendo IA estão sendo trabalhadas pela provedora.
A evolução foi detalhada ao TELETIME pelo CEO da Alares, Denis Ferreira, e pelo CIO da empresa, Miguel Alcantara, durante entrevista realizada no Abrint Global Congress (AGC 2025), que ocorreu nesta semana em São Paulo.
Em um dos casos de uso, a operadora está utilizando IA na homologação de instalações e serviços de banda larga. A partir de fotos tiradas pelos profissionais de campo e de parâmetros desenvolvidos internamente pela Alares, a tecnologia permite a auditoria automatizada do trabalho realizado em postes e na entrada da casa dos assinantes.
A Alares relata um volume de milhares de processos de campo diários com a conformidade verificada pela ferramenta. Agora, o plano é aplicar a tecnologia nas atividades executadas na casa do cliente – algo que está sendo pilotado e que é considerado mais complexo. Aqui, o posicionamento do roteador, possíveis interferências e outros aspectos são parâmetros possíveis.
No campo da experiência do cliente (CX), a IA também está sendo aplicada: a partir das gravações das interações de assinantes com o call center e do processamento das ocorrências, a Alares tem sido capaz de identificar em tempo real problemas como pico de ocorrências em um determinado horário ou região.
Segundo Denis Ferreira, a aplicação da tecnologia permite um entendimento mais assertivo das ocorrências como relatadas pelos assinantes, resultando inclusive em melhora no nível de atendimento do call center. O recurso também é usado pelo time de operações e deve ser expandido para a área de marketing.
Em paralelo, a operadora tem aplicado a IA na busca de receitas adicionais entre a base de clientes. Detalhes do que tem sido trabalhado ainda são mantidos em segredo, mas envolvem uma ampliação do nível de individualização de ofertas com ajuda da tecnologia.
Segundo o CIO da Alares, Miguel Alcantara, IAs de mercado como Gemini, ChatGPT Pro e Copilot têm sido empregadas na jornada, mas operando a partir de processos internos e parâmetros desenvolvidos dentro da companhia. A operadora também desenvolveu medidas para gestão de segurança e uso responsável da IA, com foco no treinamento de pessoas.
Algo que também contribuiu para aceleração dos projetos de IA foi a recente integração de sistemas realizada pela companhia, para absorção das diferentes empresas adquiridas pela Alares nos últimos anos, declarou Denis Ferreira: a arquitetura reorganizada teria permitido uma maior velocidade de execução dos projetos.
Segurança
Na AGC, a Alares também apresentou uma solução para a área de segurança, como parte do portfólio da Alares Empresas.
A tecnologia integra segurança eletrônica e conectividade, operando por meio de uma rede de fibra óptica multisserviços onde sistemas de monitoramento, controle de acesso, sensores, alarmes e mesmo drones podem ser sincronizados. A oferta mira empresas, condomínios residenciais e projetos de cidades inteligentes.
Segundo a Alares, um diferencial é a integração de ponta a ponta feita pela operadora, o que eliminaria a necessidade de múltiplos fornecedores e plataformas desconectadas. Outro, é tecnologia que permite a transformação do próprio cabo de fibra em um recurso de monitoramento perimetral (a partir de tecnologia da FFT Secure Link).
Ferreira relata que a oferta era parte do portfólio da Azza, provedor do interior paulista que foi adquirido pela Alares em 2024. Hoje o grupo já conta com mais de 60 projetos do Soluções Inteligentes no País, com cinco prefeituras atendidas, 15 mil casas cobertas, 4 mil câmeras de segurança instaladas e mais de 100 km de perímetro monitorado.
Agora, a proposta de segurança eletrônica está sendo expandida para a área de cobertura da operadora, que atua em 228 cidades de sete estados brasileiros.