A TIM anunciou nesta segunda-feira, 9, que registrou uma velocidade de transferência de dados de 5,4 Gbps em ambiente de testes com o 5G standalone na faixa de 26 GHz (ondas milimétricas, ou mmWave) agregada à de 3,5 GHz.
A experimentação ocorreu ao lado da Qualcomm. Segundo a TIM, a performance alcançada no laboratório é o novo recorde em testes 5G standalone no País e teria superado em 100 vezes a velocidade do 4.5G e do 5G com compartilhamento dinâmico de espectro (DSS). Já a latência registrada ficou em 5 milissegundos, ou "um quarto do valor registrado hoje no 4G".
Para tal, foram utilizados nada menos que 800 MHz de largura de banda na faixa de 26 GHz. No leilão do 5G, a TIM adquiriu 600 MHz de capacidade neste espectro. "Os testes comprovaram que velocidades de até 3.9 Gbps podem ser alcançadas utilizando todo o espectro adquirido", comparou a operadora.
Os testes foram realizados com infraestrutura de rede standalone 5G da TIM e utilizando um dispositivo de teste (smartphone) alimentado pelo Snapdragon X65 Modem-RF System da Qualcomm. Os resultados alcançados marcam a primeira conexão no Brasil e na América Latina usando 5G NR com Dual-Connectivity (NR-DC 3,5GHz + 26GHz), múltipla agregação de portadoras e com core 5G.