MCTIC sofre com orçamento baixo e falta de pessoal

O secretário-executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Elton Zacarias, informou durante audiência pública na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 9, que o orçamento para custeio e investimento da pasta para 2018 é de R$ 3,9 bilhões, com perspectivas para contingenciamento. Ele destacou que este número preocupa, pois em 2013 esses recursos eram da ordem de R$ 9 bilhões. Na visão do secretário, a tendência é que em 2019 a situação possa piorar em função da lei do teto de gastos públicos.

O secretário também informou que, além da redução de mais de 50% do orçamento em um período de cinco anos, o MCTIC ainda sofre com a falta de pessoal. Segundo Zacarias, há cerca de 1,4 mil vagas abertas no ministério e todos os institutos e estruturas ligadas a ele. "Este déficit de analistas e tecnólogos representa cerca de 25% do quadro de funcionários que temos hoje. Além disso, estamos sofrendo com o avanço das aposentadorias. Estamos pleiteando um concurso público junto ao Ministério do Planejamento, mas ainda não obtivemos resposta", revela.

O ministro da pasta, Gilberto Kassab, que também participou da audiência, pediu auxílio aos parlamentares para obter mais recursos e destacou que é importante que os parlamentares se movimentem no sentido de aprovar projetos que proíbam o contingenciamento de recursos dos fundos setoriais. Kassab reiterou que os recursos são fundamentais para o desenvolvimento da economia do País.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!