O secretário-executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Elton Zacarias, informou durante audiência pública na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 9, que o orçamento para custeio e investimento da pasta para 2018 é de R$ 3,9 bilhões, com perspectivas para contingenciamento. Ele destacou que este número preocupa, pois em 2013 esses recursos eram da ordem de R$ 9 bilhões. Na visão do secretário, a tendência é que em 2019 a situação possa piorar em função da lei do teto de gastos públicos.
O secretário também informou que, além da redução de mais de 50% do orçamento em um período de cinco anos, o MCTIC ainda sofre com a falta de pessoal. Segundo Zacarias, há cerca de 1,4 mil vagas abertas no ministério e todos os institutos e estruturas ligadas a ele. "Este déficit de analistas e tecnólogos representa cerca de 25% do quadro de funcionários que temos hoje. Além disso, estamos sofrendo com o avanço das aposentadorias. Estamos pleiteando um concurso público junto ao Ministério do Planejamento, mas ainda não obtivemos resposta", revela.
O ministro da pasta, Gilberto Kassab, que também participou da audiência, pediu auxílio aos parlamentares para obter mais recursos e destacou que é importante que os parlamentares se movimentem no sentido de aprovar projetos que proíbam o contingenciamento de recursos dos fundos setoriais. Kassab reiterou que os recursos são fundamentais para o desenvolvimento da economia do País.