Nokia testará ondas milimétricas para 5G nos Estados Unidos

Espectro eletromagnético, radiofrequência, frequência

A Nokia entrou com pedido na agência reguladora norte-americana, a Federal Communications Commission (FCC), para uso de frequências para testes 5G. A intenção da fornecedora finlandesa é de testar equipamento de "um dos clientes" em um endereço na cidade de Ridgeland, no estado do Mississippi, no período de 1º a 25 de julho. De acordo com documento no banco de dados da FCC, as frequências solicitadas são de 68 GHz a 76 GHz, ou seja, ondas milimétricas, e serão utilizados apenas uma estação radiobase e uma unidade móvel. O endereço remete a um prédio corporativo da C Spire, uma companhia de soluções de cloud e fibra até a residência (FTTH).

As faixas são as mesmas que a Nokia pediu para testes de 5G com a operadora Sprint em dois estádios na Califórnia e na Filadélfia que serão executados em junho, durante o torneio de futebol Copa América, o que indica que esse novo teste no Mississipi possivelmente também seja com a mesma parceira. Os testes da Nokia no estádio Levis na Califórnia utilizarão 12 dispositivos de transmissão, incluindo seis peças de equipamento móvel e mais seis de fixos.

O pedido de uso de espectro em caráter experimental à FCC é comum no desenvolvimento de novas tecnologias. O Brasil deverá ter seus próprios testes de campo com a Ericsson e a América Móvil já neste segundo semestre e avaliam que frequências pedir à Anatel em caráter temporário. Na Filadélfia, os testes da Sprint também serão com a Ericsson, mas nas faixas de 14,5 GHz a 15,35 GHz – mesma frequência revelada como possível candidata para o Brasil, segundo revelou a este noticiário a vice-presidente de estratégia da fornecedora sueca, Carla Belitardo, no final de abril.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!