Governo indica representante para o Conselho Consultivo da Anatel

O assessor especial do Ministério das Comunicações, Flávio Lenz, será o novo representante do Poder Executivo no Conselho Consultivo da Anatel. A indicação foi publicada na edição desta segunda-feira, 9, do Diário Oficial da União. O mandato do novo conselheiro vai até fevereiro de 2019.

Com a indicação, sobe para sete o número de integrantes do conselho, que é composto por 12 cadeiras. Em fevereiro, quatro novos integrantes foram empossados: Flávia Lefèvre (entidades representativas dos usuários), Carlos Duprat (das entidades de classe das prestadoras de serviços de telecomunicações), Igor Salaru (entidades representativas dos usuários de serviços de telecomunicações) e Márcio Patusco (entidades representativas da sociedade).

Um quinto conselheiro também representante do Executivo, Alan Emanuel Trajano, ainda é duvida. Isto porque ele deixou o cargo de consultor jurídico do Ministério das Comunicações e ainda não há uma indicação de seu interesse em continuar no colegiado. Além de Trajano, o único conselheiro que ainda tem mandato até 2017 é Cristiano Lopes, representante da Câmara dos Deputados.

Notícias relacionadas

De acordo com a Lei Geral de Telecomunicações (LGT), o Conselho Consultivo é integrado por 12 membros, designados por decreto do presidente da República mediante indicação de dois representantes de cada uma das seguintes entidades/órgãos: Senado Federal; Câmara dos Deputados; Poder Executivo; entidades de classe das prestadoras de serviços de telecomunicações; entidades representativas dos usuários; e entidades representativas da sociedade.

Entre as atribuições do Conselho Consultivo estão a de opinar, antes do encaminhamento ao Ministério das Comunicações, sobre o Plano Geral de Outorgas, o Plano Geral de Metas de Universalização de serviços prestados em regime público e demais políticas governamentais de telecomunicações; apreciar os relatórios anuais do Conselho Diretor; aconselhar quanto à instituição ou eliminação da prestação de serviço no regime público; requerer informações e fazer proposições a respeito das ações de competência do Conselho Diretor.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!