Lucro da Telecom Italia avança 10,5% no primeiro trimestre

A Telecom Italia alcançou lucro líquido consolidado de 606 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, parcialmente apoiada nos resultados financeiros das subsidiárias TIM no Brasil e Argentina. Na comparação com igual período do ano passado, o lucro da companhia avançou 10,4%, enquanto a receita cresceu 4,5% no mesmo intervalo, para 7,39 bilhões de euros.

Notícias relacionadas
O balanço contábil do grupo, divulgado nesta quarta-feira 9, também retrata que a receita bruta da companhia brasileira (de 1,928 bilhões de euros) representa 26% das receitas totais do conglomerado. A Argentina gerou receitas de 901 milhões de euros, enquanto no mercado interno (Itália), alcançaram a marca de 4,486 bilhões de euros.

A geração de caixa medida pelo EBITDA foi de 2,963 bilhões de euros nos três primeiros meses deste ano, alta de 1,2% na comparação anual. O presidente da companhia italiana, Franco Bernabé, afirmou em teleconferência que o crescimento apresentado pela Telecom Italia entre janeiro e março deve-se à recuperação do mercado interno, e “à contribuição positiva dos negócios internacionais”.

Ele ressaltou também que nos primeiros três meses de 2012 a TIM Brasil recebeu 234 milhões de euros em investimentos, praticamente o dobro do volume aportado no País primeiro trimestre do ano anterior. Neste período, a operação italiana recebeu com 589 milhões de euros, redução de 121 milhões de euros na comparação anual com o mesmo intervalo de 2011, mas ainda a maior fatia dos 954 milhões de euros destinados a CAPEX no período.

Por sua vez, as dívidas da holding tiveram uma redução de 310 milhões de euros. Segundo Bernabé, esse movimento está em linha com os prognósticos da empresa. A Telecom Italia informou também que dará início à venda de suas atividades em mídia, começando pela unidade de televisão Telecom Italia Media. A iniciativa pode ajudar a companhia a reduzir seu endividamento.

Dados operacionais

No Brasil a TIM encerrou o trimestre com 67,2 milhões de clientes, crescimento de 4,9% se consolidando na segunda posição no mercado local, com market share de 26,80%. A receita média por usuário (ARPU) superou os R$ 19 no período.

Já na operação argentina, a empresa tinha ao final do primeiro trimestre 4,1 milhões de linhas fixas e 1,566 milhão de acessos em banda larga fixa. Na telefonia móvel, eram 18,5 milhões de linhas ativas em 31 de março deste ano. Destas, 32% habilitadas na modalidade contratos pós-pago. O ARPU móvel naquele país encerrou o trimestre em de 54,9 pesos, em grande parte atribuído a Serviços de Valor Adicionado (SVAs) e Internet móvel, impulsionada pelo crescimento no uso de smartphones.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!