A Brasil Telecom (BrT) lançará, em junho, o primeiro telefone mundial que converge as tecnologias GSM (móvel) e CPT (o telefone sem fio doméstico). A BrT desenvolveu com a Motorola o modelo V3, que permite ao usuário falar por meio da linha fixa ou móvel no mesmo aparelho. Para tanto, o usuário terá em sua residência um access point com tecnologia Bluetooth que identificará, automática ou manualmente, se o usuário está na área da linha fixa ou na região coberta pela telefonia móvel. Segundo o diretor de produtos da BrT, Eugênio Pimenta, poderão usar esse recurso até três terminais móveis diferentes, ou seja, quando o usuário receber uma chamada na linha fixa, até três handsets funcionarão como extensão dessa linha. Até setembro ou outubro, a BrT deve lançar o segundo terminal, também da Motorola, para atingir o público middle end. Agora, para o lançamento, o primeiro telefone que faz a convergência fixo-móvel efetivamente deve atingir um público seleto, escolhido pela operadora, para avaliar o produto.
A intenção da BrT, de acordo com Pimenta, é tentar, com esse aparelho, recuperar o tráfego perdido para as móveis. Segundo pesquisa, até 30% dos usuários usam o telefone móvel mesmo quando estão em suas residências, equipadas com linha fixa. A economia, conforme Pimenta, pode chegar a até 80% no custo das chamadas no uso do terminal fixo-móvel.
Terminal Wi-Fi
A BrT deve, também, ser a primeira operadora a lançar o terminal que une as tecnologias Wi-Fi e VoIP, em parceria com a UTStarcom. Esse lançamento deve acontecer até o final deste ano. O diretor de produtos da BrT diz que, com esse terminal, o assinante da operadora poderá se conectar em qualquer lugar do mundo onde haja acesso sem fio à internet (Wi-Fi) e transmitir sua chamada de voz por VoIP.