Operadoras analisam soluções caseiras de clearinghouse

As operadoras fixas ainda analisam se aderem à ClearTech, joint-venture criada pela EDS, DBA e fundação CPqD, como única opção nacional de clearinghouse fora a Embratel, ou se adotam operação própria para o serviço de compensação de tarifas. De acordo com o presidente da ClearTech, Roberto Caldeira, as negociações com as teles continuam, e por enquanto a Telemar permanece como sua única cliente. Na área de telefonia móvel, a ClearTech prepara ainda proposta para o processo de qualificação promovido pela Acel. Sabe-se que a idéia de continuar a contar com os serviços da Embratel, que herdou a incumbência de clearing da Telebrás, é rejeitada pelas operadoras, tendo em vista que agora a empresa de longa distância é uma concorrente, além de ser também uma das partes interessadas na negociação das tarifas. Cabe lembrar que no processo de compensação das chamadas a Embratel cobra pelo uso de sua infra-estrutura nas chamadas de longa distância tanto de operadoras fixas quanto de celulares.

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