Nokia e Telia realizam transferência 5G entre redes 'fatiadas' de três países

Redes Telecomunicações
Imagem: gerada por inteligência artificial

A Nokia, a operadora nórdica Telia e as Forças Armadas da Finlândia realizaram com sucesso testes de fatiamento (slicing) de rede 5G com transferência contínua de dados entre redes comerciais de três países.

Os parceiros enfatizaram a importância dessa funcionalidade para o setor de defesa, onde operações militares frequentemente envolvem coalizões internacionais que necessitam de acesso contínuo e seguro a aplicativos e serviços conectados além das fronteiras nacionais. O teste, considerado pelo grupo o primeiro no mundo do gênero, foi concluído em março.

O presidente da divisão de Redes Móveis da Nokia, Tommi Uitto, destacou a "continuidade perfeita de uma fatia de 5G entre fronteiras" como uma inovação crucial para comunicações seguras e confiáveis em missões colaborativas.

Notícias relacionadas

Já o chefe de C5 do Comando de Defesa da Finlândia, Major-General Jarmo Vahatiitto, considerou o teste um "marco importante" para o uso do 5G na defesa e para melhorar as capacidades de comunicação dentro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

O teste utilizou o software de núcleo 5G da Nokia como serviço e suas estações base AirScale, conectadas às redes comerciais da Telia. A Telia também ressaltou que a tecnologia de slicing de rede, além de aplicações de defesa, tem sido utilizada por clientes nos setores de radiodifusão e mineração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!