A Embraer anunciou nesta quarta-feira, 9, ter alcançado um acordo com a Intelsat para instalar o sistema de conectividade em voo da operadora de satélites nos modelos de aeronaves E-Jet E2s.
De acordo com a fabricante brasileira de aeronaves, o sistema, com velocidades de transmissão de até 275 Mbps, oferece aos passageiros no ar uma experiência de streaming e navegação semelhante à das redes domésticas.
O produto da Intelsat é o primeiro sistema de satélite multi-órbita a incorporar uma antena de Matriz com Direcionamento Eletrônico (ESA, na sigla em inglês). A tecnologia tem maior cobertura, transmissão mais rápida e maior confiabilidade para os passageiros, ainda segundo a empresa.
A previsão é que a antena ESA da Intelsat esteja disponível para instalação de fábrica até o final deste ano. Com sede na cidade de McLean, no estado da Virginia (EUA), a companhia opera uma ampla rede integrada de satélites e rede terrestre e é uma das principais fornecedoras de produtos e serviços de conectividade em voo
"A Intelsat é o primeiro sistema de conectividade em voo por satélite de múltiplas órbitas com uma antena ESA a ser instalado na fábrica da Embraer, permitindo que os passageiros tenham acesso a uma conectividade confiável e de streaming assim que a aeronave entra em operação comercial," disse o diretor de Programas OEM da Intelsat, Rob Baird.
A Intelsat ressalta que a antena ESA tem um peso leve, é baixa (menos de três polegadas) e gera menos arrasto na comparação com outros designs, permitindo um menor consumo de combustível e eficiência energética.
"Conectividade confiável e de alta velocidade é uma grande oportunidade para melhorar significativamente a experiência a bordo dos passageiros – ajudando as companhias aéreas a se manterem competitivas e seus passageiros produtivos e entretidos durante o voo", afirmou CCO da Embraer Aviação Comercial, Martyn Holmes.