GSI publica diretrizes para centros de suporte à cibersegurança

Imagem: Freepik

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) publicou nesta quarta-feira, 9, uma Portaria com a Diretriz de Estímulo à Criação e Operação de Centros de Análise e Compartilhamento de Informações (Information Sharing and Analysis Centers,ou ISACs).

Segundo o texto, os Centro de Análise e Compartilhamento de Informações (Information Sharing and Analysis Center) são entidades instituídas para reunir informações e prover suporte de cibersegurança nos locais onde ferem criados. Os Centros poderão ser criados em empresas de todos os portes, que operam serviços essenciais e infraestruturas críticas.

A Portaria também cria um grupo de trabalho temático no Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber), que ficará responsável por elaborar e manter atualizado um guia para criação e operação de ISACs.

Notícias relacionadas

Também caberá a este grupo de trabalho promover seminários, treinamentos e outras atividades de divulgação e sensibilização sobre a importância dos ISACs para a cibersegurança; e de estimular a criação de ISACs em setores específicos, especialmente nos operadores de serviços essenciais e infraestruturas críticas, como a de telecomunicações, buscando elevar a confiança mútua e o compartilhamento de informações.

Gestão de Incidentes Cibernéticos

O GT também deverá incentivar a adesão dos ISACs à Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos, coordenado pelo Departamento de Segurança da Informação do GSI.

O órgão coordenador da Rede atuará de forma colaborativa e inclusiva junto aos ISACs quanto ao compartilhamento de informações relacionadas a ameaças, vulnerabilidades e incidentes, de forma a fortalecer a cibersegurança, a resiliência e a segurança física de provedores de serviços essenciais e de operadores de infraestruturas críticas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!