Google Cloud vai abrir backbone óptico para clientes corporativos

Imagem: Benzoix/Freepik

A Google Cloud anunciou nesta quarta-feira, 9, que o backbone óptico corporativo da empresa ficará gradualmente disponível para empresas e governos por meio de uma nova solução de redes de longa distância (wide area network, ou WAN) conectada à nuvem.

O lançamento da solução (chamada de Cloud WAN) está entre as novidades anunciadas pela divisão de nuvem do Google no primeiro dia do Google Cloud Next '25, iniciado nesta quarta em Las Vegas (Estados Unidos).

Segundo a empresa de tecnologia, a "vasta" rede de backbone do Google soma atualmente 202 pontos de presença (PoPs) alimentados por mais de 3,2 milhões de quilômetros de fibra óptica e 33 cabos submarinos. 

Notícias relacionadas

Essa "infraestrutura de rede em escala planetária" já impulsionava o Google Cloud na conexão com data centers e mesmo outros ambientes de nuvem, como AWS, Azure e OCI. Agora, a solução unificada de rede corporativa poderá conectar "qualquer site, aplicação ou usuário" sob demanda dos clientes corporativos.

Segundo a empresa, a opção se encontra atualmente em prévia em mercados selecionados, com planejamento de expansão para mais localidades ao longo do próximo ano. Entre os casos de uso vislumbrados estão fornecer conectividade de alto desempenho entre data centers geograficamente distribuídos ou conectar filiais e outros ambientes corporativos.

Complexidade

A Google Cloud descreve a Cloud WAN como um backbone corporativo "totalmente gerenciado, confiável e seguro", que poderia resolver cenário atual de conectividade empresarial "intrinsecamente complexa e difícil de gerenciar, caracterizada por redes diversas com segurança fragmentada e exigindo um equilíbrio constante entre confiabilidade, velocidade e custo".

Neste sentido, a empresa promete que a Cloud WAN oferecerá até 40% mais desempenho em comparação com alternativas baseadas em Internet pública e até 40% de economia no custo total de propriedade (TCO), em relação a uma solução WAN gerenciada pelo cliente.

"Estamos oferecendo conectividade privada ponto a ponto dedicada em camada 2 (Layer 2), com velocidades de 10/100 Gbps – otimizada para conectar aplicações entre data centers. Essa solução foi projetada para empresas, agências governamentais e operadoras de telecomunicações", afirmou a big tech.

Assim, a empresa também afirma ter se tornado o primeiro grande provedor de nuvem a oferecer conectividade transparente em layer 2 sobre sua própria rede.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!