O governo incluiu oficialmente a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no Programa Nacional de Desestatização (PND). O Decreto 10.669/2021, publicado nesta sexta-feira, 9, dá o primeiro passo para a privatização da estatal.
A inclusão da Empresa Brasileira de Comunicações (EBC) no Plano Nacional de Desestatização foi aprovada na reunião do Programa de Parceria de Investimentos (PPI) na terça-feira, 16. Segundo o ministro Fábio Faria, o processo ainda está em análise, mas deverá considerar opções de monetizar ativos e redução de quadro profissional caso a privatização total não seja possível.
A portaria atribui ao Comitê Interministerial, o acompanhamento sobre pareceres e estudos necessários ao processo de desestatização da EBC até a sua conclusão.
Questionamento
A Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública, rede de organizações, pesquisadores e trabalhadores da empresa, lançou uma carta à população, manifestando-se contrários à privatização da empresa e chamando a atenção para os efeitos negativos da venda da estatal. No documento, é apontado que desde o seu nascimento, em 2007, a TV Brasil e a EBC são alvos de intensas campanhas negativas e, mais recentemente, ameaçada de privatização. Um dos alvos das críticas são as baixas audiências dos veículos.