Em participação não prevista na programação desta sexta, 9, do evento fechado do Tribunal de Contas da União (TCU) para discutir o edital do 5G, a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) apresentou proposta de incluir mais um compromisso ara as proponentes vencedoras no leilão: a missão de conectar escolas.
Segundo ouvido por TELETIME, a deputada afirmou estar elaborando um estudo com a "bancada da educação" no Congresso para apontar caminhos que, segundo alegou, não traria grandes impactos financeiros e nem atrasaria prazos já estabelecidos no edital. A parlamentar prometeu entregar esse estudo na próxima semana para Anatel, TCU e Ministérios das Comunicações e Defesa.
Amaral justificou que a derrubada do veto na nova Lei do Fust para aplicação de recursos do fundo para conectar escolas até 2024 estabeleceu uma meta que precisará de ajuda para ser cumprida. E portanto, o leilão do 5G seria uma oportunidade política ideal para atender ao compromisso da nova lei.
Pela apuração deste noticiário, o seminário do TCU também incluiu, em painel seguinte, a coordenadora de relações governamentais da Fundação Lemman, Liana Figueiredo, como participante não prevista na programação. Tabata Amaral é ex-bolsista da fundação.