Publicidade
Início Newsletter Uruguaia Antel lança primeira rede 5G comercial da América Latina

Uruguaia Antel lança primeira rede 5G comercial da América Latina

A operadora estatal uruguaia Antel lançou nesta terça, 9, a primeira rede 5G comercial na América Latina. A empresa, que contou com a Nokia como fornecedora, implantou as primeiras estações radiobase com a tecnologia no departamento de Maldonado (localizada a 120 km de Montevidéu), na zona da Barra de Maldonado. A rede já está operando e pronta para oferecer serviços com “alta velocidade e latência ultra baixas”, capaz de conectar “até um milhão de dispositivos por km2, navegar a velocidades maiores do que 1 Gbps e com uma resposta de rede imediata”.

A companhia não informou as frequências utilizadas, mas no leilão convocado em janeiro pela agência Unidad Reguladora de Servicios de Comunicaciones (Ursec), a Antel teria reservados seis blocos de 5 + 5 MHz em 2,6 GHz e dois blocos de 10 MHz em 1.800 MHz. Esse certame deverá acontecer entre abril e maio.

Em comunicado, o presidente da Antel, Andrés Tolosa, afirmou que a rede 5G é parte do compromisso da operadora com o desenvolvimento da indústria, do entretenimento e “um grande impulso para as aplicações”. O executivo citou os investimentos da empresa em infraestrutura, que impulsionou a rede de fibra até a residência (FTTH) no país. Somente na operação móvel, a estatal detém 53% do mercado uruguaio (em julho de 2018), segundo dados da Ursec.

Notícias relacionadas

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile