O 4K é, sem dúvidas, o tema do NAB Show, evento anual da associação broadcasters dos Estados Unidos que acontece esta semana em Las Vegas. Todos os fornecedores de soluções de produção e distribuição de conteúdo apresentam no evento produtos para atender a provável demanda por este tipo de conteúdo. Para quem produz e distribui conteúdo, além do investimento, o desafio é grande, uma vez que estas soluções, pelo menos por enquanto, podem não ser suficientes para colocar uma operação em 4K em funcionamento. Segundo Fernando Bittencourt, diretor geral de tecnologia da Globo, que falou em painel no evento, as soluções tradicionais voltadas ao broadcast não serão suficientes para garantir o 4K. Segundo ele, tecnologias de IP e de TI também serão fundamentais. Ele destacou que a Globo já começa a enfrentar esse desafio, com os testes em 4K que fará na Copa do Mundo este ano.
Segundo Bittencourt hoje o mercado conta com fornecedores específicos para o broadcast, e outros para TI e IP. "Nós precisamos criar um terceiro cenário, onde a combinação de TI e broadcast garantirão a confiabilidade que a radiodifusão está acostumada a ter", disse.