Receita de dados móveis cresceu 28% no Brasil em 2012

Evidenciada pela diminuição da base de usuários GSM e aumento nos acessos 3G no último mês, a telefonia móvel tem mostrado uma mudança no perfil de consumo do usuário. Com isso, a densidade da banda larga móvel tende a crescer: em fevereiro, chegou a 33,3 acessos por cada grupo de cem habitantes, de acordo com dados divulgados pela Huawei nesta terça-feira, 9, em seu Balanço da Banda Larga. Isso se reflete também em um aumento na receita de dados das operadoras. A companhia chinesa afirma que em 2012 as teles brasileiras obtiveram receita líquida de R$ 13,3 bilhões somente com tráfego de dados, um crescimento de 28% na área.

Notícias relacionadas
A maior parte disso tem sido devido à conexão móvel propriamente dita, de acordo com a Huawei. A Telefônica/Vivo, por exemplo, teve 50% de sua receita líquida de dados com a banda larga móvel em 2012. O restante fica com SMS e MMS (34%) e "outros" (16%). O crescimento da receita líquida de dados e serviços de valor agregado (SVA) na Vivo no ano passado foi de 21,7%, enquanto na TIM chegou a 35,8%. Já os serviços de voz nas duas operadoras cresceram apenas 5,7% e 2,9%, respectivamente.

No total da receita da Vivo em serviços, o tráfego de dados representou 28,6% no quarto trimestre de 2012. Para efeito comparativo, a Huawei diz que nas operadoras japonesas NTT DoCoMo e Softbank essa proporção é de mais de 50%. Na América Latina, a Telecom Personal, da Argentina, foi o destaque ao atingir 43% de proporção no 4T12.

A tendência, no Brasil e no mundo, é estimulada pelo crescimento da venda de smartphones. "Celulares GSM ainda são os que mais vendem porque são mais baratos, mas estamos vendo um crescimento de smartphones 3G", afirma o presidente da Teleco, Eduardo Tude, que realizou o estudo encomendado pela Huawei. Ele destaca ainda o surgimento de mais aparelhos capazes de operar na frequência de 2,5 GHz para o LTE brasileiro – por enquanto, a Anatel já homologou oito smartphones.

Diferenças

Os acessos de banda larga móvel no Brasil já totalizam 82 milhões de conexões, segundo a Anatel em dados referentes a fevereiro. Esse número tem participação mais expressiva dos handsets, que somam 58,4 milhões de acessos. O market share da Claro é o maior, com 38,2%; seguida de TIM (19,4%); Vivo (18%); e Oi (12%). Segundo Tude, "a base está migrando (para o 3G) mais rápido; quase 40% da base da Claro é de usuários 3G". Ele acredita, entretanto, que as fórmulas de cálculo de acessos das operadoras são reajustadas de tempos em tempos, resultando em números que não refletem tanto a realidade. "Acho que a Oi não está contabilizando (corretamente), acho que eles têm mais aparelhos", diz. A razão seria justamente o cálculo. "No começo (de 2009 a 2010), a Claro estava contabilizando apenas pós-pago, por isso deu um salto no 3G", compara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!