Telefônica diz que problema no Speedy é causado por hackers

A Telefônica está enfrentando uma nova pane em sua rede do serviço de banda larga Speedy, mas desta vez, segundo alega a operadora, os problemas que têm causado dificuldades de conexão e navegação desde segunda-feira à noite, 6, se deve a ataques de hackers.
Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, 9, a operadora afirma que "nos últimos dias parte da sua infraestrutura que dá suporte ao acesso à internet tem sido alvo de ações deliberadas e de origem externa que geraram dificuldades de navegação em páginas da internet aos clientes".
Segundo a Telefônica, essas ações desestabilizaram os servidores DNS (serviço de nome de domínio), que torna possível que qualquer computador encontre o endereço IP de um website em questão de segundos. Essas ações externas (leia-se, ação de hackers) caracterizam-se pela criação artificial de um número elevado de solicitações simultâneas aos servidores DNS.

Notícias relacionadas
"Essa ação intencional visa esgotar a capacidade dos servidores e fazer com que as solicitações artificiais concorram junto com as solicitações legítimas, gerando dificuldades de navegação em páginas da internet (portais, websites etc.)", afirmou a operadora.
A empresa informa ainda que comunicou o fato às autoridades para investigarem a autoria e motivação dessas ações e tomar as medidas cabíveis.
De acordo com especialistas de segurança em internet, a pane pode ter sido causada por uma falha na rede de segurança da operadora, já que seu sistema de prevenção à intrusão (IPS) pode não ter sido capaz de conter os ataques.
Especialistas ouvidos por este noticiário observaram que, em alguns casos, quando o número de solicitações de endereços IPs falsos enviados aos servidores de DNS ultrapassa cerca de três vezes o limite do sistema de proteção, este acaba por sucumbir e "segurar" apenas o seu limite ou deixa passar todas as solicitações, sobrecarregando a rede.
Todos os especialistas, no entanto, fizeram questão de enfatizar que, como não conhecem a rede da Telefônica em detalhes, o problema pode ter uma dimensão muito maior do que se imagina.
Segundo o Procon-SP, os assinantes deverão ser ressarcidos pelo tempo em que ficarem sem poder acessar o serviço. O Procon diz que enviou uma solicitação à Telefônica pedindo esclarecimentos sobre as reclamações dos consumidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!