Vivo investirá R$ 220 milhões em Minas Gerais

A Vivo investirá R$ 220 milhões na Telemig Celular, em 2008, informou o presidente da operadora, Roberto Lima, durante anúncio da mudança de controle na companhia mineira. A maior parte desse montante será investida em infra-estrutura de rede. Ao todo, a Vivo investirá R$ 6,07 bilhões este ano no Brasil.
O executivo descartou, ao menos por enquanto, a possibilidade de terceirizar o call center da Telemig Celular, tido como um dos melhores do País. ?Pretendemos manter essa estrutura e aprender com isso. É importante ter pessoas com vínculo empregatício na linha de frente da empresa?, disse Lima. Hoje a Telemig tem 2,8 mil colaboradores diretos e a Vivo, 5,6 mil.
Várias estruturas internas da Telemig, como a parte financeira e de pessoal, serão mantidas em razão de a operadora mineira continuar sendo uma companhia à parte e de capital aberto. Mas é esperado que haja substituições em várias áreas. Na semana passada foi eleito um novo conselho de administração e novos diretores estatutários: Roberto Lima é o presidente e Paulo Cesar Teixeira, também executivo da Vivo, é o novo vice-presidente de operações da Telemig Celular. Lima destacou, contudo, que também haverá o contrário: executivos da Telemig sendo aproveitados nos quadros da Vivo. Um primeiro exemplo foi na diretoria de arquitetura e desenvolvimento de sistemas da Vivo, agora ocupada por uma executiva oriunda da Telemig. O até então presidente da operadora mineira, André Mastrobuono, se desligou da empresa na semana passada.

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Marca e campanhas

Uma campanha publicitária anunciando a troca da marca Telemig por Vivo começará a ser veiculada dia 13 de abril. No Dia das Mães a campanha nacional da Vivo já incluirá o Estado de Minas Gerais. A operadora manterá fortemente a estratégia de subsídio de aparelhos, com telefones a R$ 10 em planos pós-pagos e R$ 99, em pré-pagos, e oferecerá ligações entre clientes Vivo e para números fixos a R$ 0,05. Mensagens de texto entre clientes Vivo também custarão R$ 0,05, promocionalmente. Os preços dessa promoção terão validade de seis meses. ?O mercado é sensível ao preço. E não basta vender chip. Tem que vender serviço junto?, comentou Lima.

Consolidação

Com a aquisição da Telemig Celular, a Vivo passa a ter uma base de mais de 38 milhões de usuários, o que representa um market share nacional de 30,51%. Segundo Lima, é a maior operação de telefonia móvel em número de clientes no Hemisfério Sul. A cobertura das duas operadoras abrange 2.925 municípios. Somadas, as duas empresas registraram receita bruta de R$ 19,8 bilhões no ano passado.

TDMA

Lima afirmou que a Vivo pretende desligar a rede TDMA no meio deste ano. A operadora não informa quantos usuários ainda tem nessa tecnologia. Muitos estão na região Sul e também em Minas Gerais, na base da Telemig. Nada foi falado sobre o futuro da rede CDMA da operadora.

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