Para executivos, segurança é mais crítica do que disponibilidade de rede

A segurança superou a disponibilidade da rede como item mais crítico (com 64,72%) na performance das redes das corporações em todo o mundo. O dado é parte da pesquisa mundial ?Segurança de Rede: Protegendo a Produtividade?, encomendada pela AT&T à Economist Intelligence Unit (EIU). Foram ouvidos 395 executivos de empresas em 51 países durante o mês de junho de 2006. A pesquisa aponta ainda que, para se defender das crescentes ameaças às suas redes, as corporações aumentaram os gastos com segurança de 11% em 2003 do orçamento total de TI para 18% em 2006.
?O que se pôde constatar é que os executivos estão preocupados nem tanto com o número de ataques, mas com a crescente sofisticação destes ataques para roubo de identidade, extorsão de dinheiro, queda das redes e ainda espionagem industrial?, explica o diretor de pesquisa em tecnologia global da EIU, Dennis McCauley.
Os hackers estão entre as piores ameaças à segurança, mencionados por 49% dos executivos, mas o principal temor continua sendo o ataque de vírus e worms citado por 70% dos entrevistados. O roubo de identidade, que hoje preocupa cerca 32,15% dos executivos deve ter sua relevância aumentada nos próximos três anos.

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McCauley, da EIU, cita ainda que o acesso remoto e móvel às redes e às aplicações corporativas criam novas vulnerabilidades para as empresas e a maioria dos executivos (52%) acredita que uma rede convergente IP pode melhorar a defesa contra ataques a sistemas de TI.

América Latina

A segurança é também é um tema presente na cabeça de executivos na América Latina e no Brasil. ?Como o alvo da pesquisa eram empresas com atuação global e regional, os resultados foram semelhantes aos da pesquisa global?, afirma o vice-presidente de integração de redes da AT&T para a América Latina, Walter Bona. O executivo conta que o objetivo da pesquisa encomendada é ouvir as preocupações dos clientes da operadora e, assim, ajudar na formatação das ofertas de produtos e serviços para o mercado corporativo. ?Antes, simplesmente empurrávamos a tecnologia para nossos clientes, mas há três anos mudamos a estratégia e passamos a ouvi-los?, revela Bona.
A AT&T presta serviços de outsourcing, integração de redes, monitoração de redes para disciplina de processos internos e ainda consultoria de segurança. Atualmente a AT&T conta com mais de 700 clientes corporativos na América Latina com atuação global ou regional. ?Nos últimos anos a AT&T apresentou um crescimento de aproximadamente 10% a 12% ao ano na América Latina. Os serviços estão tendo boa aceitação no mercado, os clientes estão nos contratando e a meta para este ano é crescer 15% na região?, diz Bona.

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